Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 


Promovendo o esporte e a integração

Liga das Atléticas quer constituir comissões técnicas para diferentes modalidades

(Foto: Antoninho Perri)O esporte universitário da Unicamp tem registrado evolução e apresentado resultados significativos ao longo dos últimos anos. Em 2009, por exemplo, a Universidade venceu os Jogos Universitários de Campinas. Além disso, vários dos estudantes-atletas frequentemente representam cidades paulistas nos Jogos Regionais, espécie de Olimpíada do Interior do Estado. “O esporte na Unicamp está em um bom patamar, mas é possível melhorá-lo. É nesse sentido que estamos trabalhando”, afirma Victor de Oliveira Carmona, presidente da Liga das Atléticas da Unicamp (LAU), entidade responsável por centralizar o movimento esportivo na instituição.

De acordo com ele, uma das ações voltadas à melhoria do esporte universitário na Unicamp é a legalização da LAU, com base no novo Código Civil Brasileiro. O processo, iniciado há aproximadamente cinco anos, encaminha-se para a fase final. “Estamos terminando a redação do estatuto e juntando toda a documentação necessária para a regularização. Acreditamos que tudo deva estar em ordem no segundo semestre”, prevê Victor. A medida é importante, no entender dele, porque deverá dar melhores condições para que a LAU busque novos apoios e patrocínios para as modalidades esportivas praticadas pelos alunos da Unicamp.

 Dirigentes da Liga das Atléticas da Unicamp: em busca da regularização com base no Código Civil Brasileiro (Foto: Antoninho Perri)Atualmente, explica a presidente esportiva da LAU, Caroline Tiemi Kobata, a entidade conta com um incentivo importante da Reitoria e da direção da Faculdade de Educação Física (FEF). A primeira tem facilitado a participação das equipes e seleções da Universidade em torneios internos e externos. Entre o apoio oferecido está a liberação de verbas para subsidiar as inscrições e viagens dos atletas para participação em competições, bem como para a compra de material esportivo. A segunda disponibiliza quadras e campos para a realização de treinamentos e jogos. “Recentemente, também conseguimos a liberação do Ginásio Interdisciplinar para o cumprimento dessas atividades”, informa a dirigente estudantil. Atualmente, calcula Caroline, cerca de 900 estudantes participam diretamente das modalidades existentes na Unicamp.

A despeito desses estímulos, os diretores da LAU consideram que é possível avançar em relação à estruturação do esporte na Universidade. Segundo eles, a demanda pela prática esportiva na instituição é crescente, o que obriga a entidade a buscar alternativas para viabilizar essa expansão. Uma das metas da Liga é conseguir constituir comissões técnicas para trabalhar com as diferentes modalidades. Hoje em dia, os técnicos dos times e seleções são alunos da FEF, que atuam de forma voluntária. “Nós ainda não temos condições de remunerá-los. Entretanto, estamos tentando encontrar uma forma de fazer com que eles ganhem por esse trabalho. Uma ideia é oferecer um modelo de estágio com a oferta de bolsas. Ainda não temos isso totalmente delineado, mas creio que essa talvez seja uma boa opção. Como temos uma boa relação com a Reitoria, vamos tentar levar essa proposta para avaliação da instituição”, adianta Victor, o presidente da LAU.

 Partida de vôlei em competição promovida pela Liga das Atléticas: reunindo alunos de todas as unidades (Foto: Divulgação)Tão importante quanto criar condições para que o esporte universitário cresça e alcance bons resultados nos planos interno e externo, é fazer com que a atividade esportiva continue servindo à integração dos estudantes da Unicamp. Conforme Harian Braga, diretora de Comunicações da LAU, as competições das quais os times e seleções da Universidade participam criam um ambiente de congraçamento muito importante entre os universitários. Ela lembra que além dos atletas, esses eventos reúnem também inúmeros torcedores. “Normalmente, as competições se transformam em festa, com direito até a bateria de algumas Atléticas, que são ligadas às unidades de ensino. O público só não é maior porque a maioria das partidas é realizada aos finais de semana, período em que boa parte dos alunos retorna para as suas casas”.

Dois relevantes eventos organizados pela LAU são as Calouríadas e a Olimpíada da Unicamp. A primeira, como o próprio título sugere, é voltada aos calouros-atletas e tem como principal meta recepcioná-los e integrá-los ao ambiente universitário. Já a segunda reúne as equipes vinculadas às Atléticas para uma ampla disputa interna. Atualmente, está em andamento a oitava edição da competição. Os jogos prosseguem até o dia 22 de maio. “As partidas envolvem todas as modalidades de quadra, mais natação, tênis de mesa, atletismo e xadrez”, informa Geisla Conde, secretária da LAU. De acordo com Victor, a diretoria da entidade é renovada anualmente. Normalmente, a direção reúne representantes de diferentes cursos, de modo a dar maior representatividade aos interessados em promover o esporte universitário na Unicamp.

 

 

 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP