Unicamp Hoje

8

Capa
Hospital
Incentivos
Coração
Editora
Semana
Química
Riso
Obesidade
Cazuza
Futebol


Jornais anteriores PDF Instale o Acrobat Reader

Jornal da Unicamp - 17 a 23 de junho de 2002
Agora semanal

IQ escolhe Reis para diretor

Raquel do Carmo Santos

Com a proposta de congregar todas as categorias - professores, alunos e funcionários - para pensar o futuro do Instituto de Química (IQ) e, a partir disto elaborar um plano diretor para as futuras ações, o professor Francisco de Assis Machado Reis venceu a consulta para a diretoria do IQ e teve seu nome confirmado pela Congregação do IQ e acatado pelo reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz. A solenidade de posse acontece no próximo dia 25, no próprio instituto, em horário a ser confirmado. Para o preenchimento do cargo de diretor associado também houve consulta à comunidade e ficou em primeiro lugar o professor Rogério Custódio, do Departamento de Físico-Química.

Segundo Reis, o Instituto de Química possui hoje um excelente nível acadêmico que o coloca entre as duas principais instituições em química do País . “Os indicadores, entre eles Capes e MEC, apontam para as notas máximas”. Em sua opinião, no entanto, isso não deve ser motivo para acomodação e, sim, uma oportunidade de se buscar novos patamares. Por isso a proposta de se fazer um planejamento com um olhar mais detalhado para os próximos cinco ou dez anos.

Embora Reis reconheça que todo o nível de excelência conquistado pelo instituto é fruto de um trabalho coletivo, ele acredita que ampliando a participação se pode alcançar metas mais ambiciosas, no ensino e na pesquisa, dialogando com as instâncias formais e com as lideranças acadêmicas do instituto. Como exemplo de um dos pontos para reflexão, está a reposição do quadro docente. De acordo com o novo diretor, a idade média dos professores do IQ é alta e muitos dos pesquisadores já possuem uma carreira consolidada, o que significa que as aposentadorias podem ocorrer num futuro próximo. “Esta questão exige tomada de medidas eficientes para não se perder o nível de qualidade e promover a necessária renovação do quadro docente e, para isto, é importante a participação total da comunidade local.”

Outra preocupação do novo diretor é com relação à expansão do espaço físico. “Acreditamos que qualquer tipo de expansão deve ser feita de forma racional”. Como planejar, adquirir e renovar o parque instrumental é outra questão a ser colocada para discussão da comunidade.

No âmbito da Universidade, Reis também pretende participar das discussões sobre a restrição de bolsas para a pós-graduação. Ele acredita que serão necessárias ações envolvendo outros diretores de Unidades para aumentar o número de bolsas. Levar contribuições aos debates em torno da carreira dos funcionários também faz parte dos planos do novo diretor.

Currículo - Natural de São Luis do Maranhão, o professor Francisco de Assis Machado Reis dedicou grande parte de sua vida acadêmica a pesquisas na Unicamp. Ingressou em janeiro de 1976 na Universidade como professor assistente e desde 1988 é professor titular do Departamento de Química Orgânica. Faz questão de observar que além de suas promoções por mérito, cumpriu todas as etapas acadêmicas por meio de concurso. Fez graduação em Farmácia e mestrado em Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O doutorado concluiu na Universidade de Paris, em janeiro de 1976, e livre docência na Unicamp em 1986. Na Unicamp, foi chefe do departamento de Química Orgânica do IQ e presidente da Associação dos Docentes da Unicamp, (Adunicamp) de 1999 a 2001. Foi secretário nacional de Vigilância Sanitária (atual Anvisa), e superintendente da Fundação para o Remédio Popular (Furp), em Guarulhos. A entidade produz medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).


Encontro presta homenagem
póstuma a Milton Santos

Discípulos, parceiros e ex-alunos de Milton Santos – considerado o maior geógrafo brasileiro, falecido no ano passado – se reúnem entre os dias 26 e 28 de junho, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, para o encontro internacional Conhecendo o Brasil Profundo: Razão e Emoção. De acordo com a comissão organizadora, trata-se de uma homenagem póstuma ao pesquisador brasileiro cuja obra revolucionou a geografia.

O encontro reunirá trabalhos de alunos e pesquisadores que conviveram com ele no Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental da USP. Além desses, também devem apresentar seus estudos os pesquisadores do Grupo de Pesquisas Geográficas e Planejamento Territorial do Geoplan, do Instituto de Geociências da Unicamp, órgão que está organizando o encontro.

O evento pretende, ainda, incentivar reflexões que possam dar continuidade àquelas feitas por Milton Santos, com o objetivo de se discutir um projeto nacional. A professora Maria Adélia Aparecida de Souza, do Instituto de Geociências, é a responsável pela coordenação dos trabalhos.

As inscrições dão direito a um certificado de participação e podem ser feitas no Geoplan/Unicamp, pelo telefone 3788-5118 ou e-mail msouza@ige.unicamp.br. O Salão Vermelho da Prefeitura fica na Avenida Anchieta, número 200, no Centro de Campinas.

Sobre o homenageado – Professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Milton Santos também lecionou na Universidade Federal da Bahia até 1964. Ensinou em diversas universidades na Europa, na África, na América do Sul e na América do Norte. Autor de vasta obra que inclui a problemática da urbanização no Terceiro Mundo e a teoria e a metodologia geográfica, temas sobre os quais publicou diversos livros e inúmeros artigos em português, espanhol, francês, inglês e japonês.

O encontro conta com o apoio do Instituto de Geociências da Unicamp, do Projeto Milton Santos da Prefeitura Municipal de Campinas e da Coordenadoria dos Assuntos da Comunidade Negra. (R. C. S.)

Unicamp na Imprensa

Isto É
Os 40 anos da Fapesp levaram para as páginas da Revista Isto É o reitor da Unicamp Carlos Henrique de Brito Cruz, também dirigente da entidade de fomento paulista nos últimos anos. “Queremos conectar a capacidade acadêmica, envolvendo empresas e o setor público como grandes beneficiados”, disse Brito na matéria “Passaporte do futuro”. João Carlos Setúbal, outro professor da Universidade foi entrevistado pela revista por sua participação no projeto Genoma e publicação de trabalho do grupo na Revista Nature.

Estado de Minas

José Augusto Mannis, coordenador do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), participou do 4o. Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americano, realizado em Belo Horizonte. Foi entrevistado pelo Caderno Pensar, a quem revelou que a “a Universidade é um lugar onde existe respeito pela diversidade cultural e é bom que continue assim”.

Correio Popular

O Núcleo de Integração e Difusão Cultural da Unicamp (Nidic) completou 20 anos de fundação e comemorou a data com um projeto para expandir as criações da universidade à comunidade, denominado 1º Domingo Unicamp. As apresentações no teatro interno do Centro de Convivência de Campinas envolveram a Orquestra Infanto-Juvenil, a Orquestra Sinfônica da Unicamp e shows com grupos instrumentais do Departamento de Música do Instituto de Artes.

Agência Estado

O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, deixará a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pertencente ao governo estadual, noticiou a Agência Estado em 6 de junho. A mesma notícia citava que os conselheiros da Fapesp já indicaram três nomes para a lista que chegará às mãos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB), entre eles o lingüista Carlos Vogt, ex-reitor da Unicamp. Vogt foi o mais votado pelos conselheiros e recebeu 12 votos. http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2002/jun/06/352.htm

DAC pede que
e-mails de alunos
sejam ativados

Ronei Thezolin

A Diretoria Acadêmica está solicitando aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade que ativem o e-mail institucional fornecido recentemente. De acordo com Antonio Faggiani, Diretor da DAC, “é extremamente importante essa ativação, uma vez que todas as informações da administração acadêmica (DAC, Coordenadoria de Cursos, Docentes, Administração Superior da Universidade), serão fornecidas por esse e-mail”.

A Unicamp tem cerca de 23 mil estudantes de graduação e pós-graduação ingressantes ou não que possuem contas de e-mail. Como esse meio tornou-se o canal de comunicação entre a Universidade e os alunos, após a implantação da matrícula do semestre pela internet, é fundamental que a ativação da conta seja efetuada o mais rápido possível para que todos possam receber as comunicações.

Segundo Faggiani, para alunos já matriculados, “a senha de acesso, que possibilita o uso do e-mail institucional, é a mesma que permite a utilização de todas as funções do Sistema de Controle Acadêmico, desenvolvidos na web e disponibilizados aos alunos”. Essa mesma senha é fornecida aos alunos ingressantes de cada ano no ato de sua primeira matrícula. “A cada quatro meses essa senha expira e deve ser alterada pelo aluno, por meio do sistema da web, para que ele possa continuar utilizando os serviços disponibilizados”, completou.