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Cole, 30, celebra a leitura e sua história


Maior e mais importante congresso de leitura
do país tem 2,2 mil trabalhos inscritos

 

A Unicamp vai sediar, de 20 a 24 de julho, o 17º Cole. Trata-se de uma edição retrospectiva. Concebido em 1978 por um grupo de docentes da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, sob a liderança do professor Ezequiel Theodoro da Silva, o evento completa 30 anos.

A propósito, trecho de um poema de Manoel de Barros figura na carta de apresentação do congresso, inspirando o temário do evento. Diz: “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo”. Na sequência, os organizadores afirmam “tratar-se de numa exaltação à história que esse evento consolidou. Trata-se de um desafio para a conquista de uma sociedade leitora, em que as pessoas, indistintamente, exerçam as práticas de leitura enquanto um direito de cidadania e, dessa forma, possam usufruir dos bens culturais produzidos em sociedade”.

Foram muitas as conquistas do Cole ao longo dessas três décadas. A maior delas, apontam os especialistas, foi ter colocado a prática da leitura no centro das discussões. Tanto que, em 1982, a partir de moção proposta por docentes, foi criada a Associação de Leitura do Brasil (ALB), que passou a partir de então a assumir a frente do evento.

Do primeiro congresso, realizado durante a ditadura militar, às últimas edições, o Cole consolidou-se como o maior fórum de debates da leitura no país. Os números desta 17ª edição são emblemáticos: foram inscritos cerca de 2,2 mil trabalhos e o número de participantes, no último dia 7, já chegava na casa dos 5,2 mil.Vinte e um eixos temáticos reunirão especialistas do Brasil e do exterior.

Na pauta, entre outros assuntos, educação de jovens e adultos; bibliotecas e práticas de leitura; mídia, educação e leitura; literatura infantil e juvenil; letramento e alfabetização; produção de conhecimento, saberes e formação docente; leitura e escrita nas sociedades indígenas; políticas públicas em leitura etc. Peter Burke (Universidade de Cambridge), Jean Hébrard (Ecole dês Hautes em Sciences Sociales) e Rubén Cucuzza (UN de la Plata) são alguns dos conferencistas internacionais (veja nas páginas 6 e 7).

Paralelamente ao Cole, estão previstas diversas atividades culturais, entre as quais a 8ª Feira de Leitura e Arte, que, sob a coordenação da Editora da Unicamp, reunirá cerca de 50 editoras no Ginásio Multidisciplinar da Universidade.

Na entrevista que segue, a professora da FE Norma de Almeida Ferreira, coordenadora geral do 17 º Cole e presidente da ALB, faz um balanço dos 30 anos do congresso e fala da centralidade da leitura nos dias de hoje.

Público acompanha conferência na última edição do Cole, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, em 2007: evento consolida-se como o maior fórum de debates da leitura no país (Foto: Antonio Scarpinetti)
Jornal da Unicamp – Quais são as principais diretrizes do 17º Cole?
Norma de Almeida Ferreira – O Cole vem, insistentemente, a cada ano, apesar das diferenças, lutando pela discussão das questões referentes à leitura no Brasil, tanto do ponto de vista das políticas públicas –colaborando e criticando – como também dos projetos e experiências fora e dentro da escola. Nosso interesse é contribuir para a qualidade do ensino da leitura e a formação de leitor no país. Portanto, o objetivo principal é divulgar a produção sobre leitura e sobre a formação de leitor no país, socializando e divulgando o que tem sido produzido.

JU – Essa linha de atuação já estava presente no 1º Cole?
Norma de Almeida Ferreira – Sim, já estava na primeira edição do evento, realizada em 1978. Desde então, insistentemente, temos colocado com muita ênfase a importância da formação de um tipo de leitor que passa pela discussão da leitura como produção de conhecimento. Leitura não é apenas lazer e entretenimento. Ela é uma prática fundamental para o conhecimento do homem, de si mesmo e de suas relações com a sociedade, promovendo determinadas atitudes e formas de comportamentos, valores e significados que se configuram como constitutivos daquele que lê.

JU – Em que medida o Cole colaborou com a formulação de políticas públicas na área da leitura?
Norma de Almeida Ferreira – Temos tidos a preocupação de trazer, para o Cole, não só pesquisadores e educadores, mas representantes de órgãos públicos que são colocados em contato com o público e com os congressistas. Esses representantes são, invariavelmente, pensadores e executores de políticas públicas. Temos, também, tradicionalmente, as moções que são encaminhadas às entidades como resultados dos debates e das discussões que ocorrem no âmbito de cada eixo temático. É um modo de participar da formulação de políticas públicas.

Por outro lado, a ALB vem sendo sistematicamente convidada a participar como representante na discussão de projetos na área da leitura e do livro. Recentemente, por exemplo, estive representando a ALB no Colegiado Setorial do Livro e Leitura, do MEC, que organiza a questão da produção e recepção dos livros no país. Somos também convidados para participar de cursos de formação, publicamos livros e revistas sobre assuntos ligados à área de leitura, dos livros em sua interface com a educação e cultura, etc.

JU – Levando-se em conta esses 30 anos de Cole, como a senhora vê a evolução das discussões acerca da leitura no país?
Norma de Almeida Ferreira – As primeiras edições foram marcadas pela preocupação em se criar um espaço para reflexão sobre a leitura. Era tudo muito disperso, e praticamente inexistiam associações e fóruns de discussão dedicadas ao tema. Eram poucas também as pesquisas e publicações na área. A época era de muita efervescência e anseio por ares mais democráticos e por uma sociedade mais justa. Não podemos perder de vista que tudo isso era abafado pela ditadura.

O índice de analfabetos batia na casa dos 30%, sem dizer da evasão escolar e da repetência. O livro era – embora ainda continue – um objeto estranho e caro para a grande maioria da população. O primeiro Cole pregava que o livro precisava chegar aos leitores, que nós, brasileiros, precisávamos ler para colaborarmos na transformação do país que queríamos.

Ao longo do tempo, o Cole continuou insistindo nessa bandeira, uma vez que o desafio ainda está aí, mas o evento ampliou sobremaneira essa discussão. No início, o senso comum apontava que o brasileiro não lia. Aos poucos, sobretudo na década de 90, houve uma outra perspectiva que foi acrescentada a essa percepção. Ela mostrava que o brasileiro podia ler, mas “não lê o quê?”. Podia até ser que ele lesse, mas não o livro de literatura ou uma obra mais complexa. Nós sabemos que o brasileiro lê, mas continua não tendo acesso a alguns tipos de livros. Estamos insistindo na formação desse leitor, sobretudo nas últimas edições.

JU – De que maneira?
Norma Ferreira de Almeida – A prática de leitura não é universal, tampouco abstrata, como também não é um ato individual. Eu não leio qualquer coisa, de qualquer jeito; eu não produzo significado e sentidos apenas na relação direta com aquilo que leio. Produzo significados, valores no interior das próprias práticas culturais da leitura,com as quais me deparo no dia-a-dia. Discutimos agora também sobre a democratização das práticas de leitura. Investimos na formação de um leitor que aposte na diversidade, que leia obras de diferentes matrizes e para diferentes finalidades, desenvolva habilidades diversas, modos de ler.

Sabemos, por meio de pesquisas, que as habilidades cognitivas de leitura mudam conforme o ambiente e a plataforma, que os significados atribuídos à leitura são construídos na prática da leitura que contempla as condições de produção: o que leio, onde, por que etc. Quando lemos na tela, por exemplo, desenvolvemos determinadas habilidades e sentidos, e com o livro, outros.

É importante enfatizar que a gente aprende essas práticas, não nasce sabendo. Apostamos no ensino e na aprendizagem para a formação de um leitor cuja amplitude e domínio de práticas sejam cada vez maiores. São muitas as comunidades de leitores e nos tornamos leitores do jeito que somos à medida que pertencemos, fazemos parte delas

JU – E quanto ao livro didático?
Norma Ferreira de Almeida, professora da FE e presidente da ALB: “Objetivo principal é divulgar a produção sobre leitura e sobre a formação de leitor no país” (Foto: Antoninho Perri) Norma de Almeida Ferreira – Na década de 1970, quando o Cole foi criado, criticava-se muito o material didático produzido. Depois, a partir da década de 90, até por interferência do Cole e de outras instâncias de discussão acadêmica, o mercado editorial dos livros mudou muito, produzindo um material buscando atender a outras necessidades.

JU – E no campo da formação do educador, quais foram os maiores avanços?
Norma de Almeida Ferreira – O Cole, ao longo de sua história, sempre esteve muito aberto ao educador. Sempre discutiu o cotidiano escolar, dialogando com os professores. Trata-se de uma diferença muito importante no que diz respeito a outros congressos com maior exigência acadêmica, no sentido de acolher apenas pesquisas já desenvolvidas e finalizadas, por exemplo. Para efeito de comparação, vamos ter 2.182 trabalhos apresentados, que serão divididos e debatidos em pequenos grupos em sessões de comunicações espalhadas por diversas unidades da Unicamp. Temos 113 pareceristas e todos os resumos foram lidos e avaliados, no mínimo, por dois especialistas. O número de inscritos, no último dia 7, já havia chegado em 5,2 mil.

JU – Que avaliação a senhora faz da prática da leitura no país?
Norma de Almeida Ferreira – Eu acho que ainda falta um mutirão e um projeto mais coletivo e coerentemente organizado voltado para a educação do leitor. As dificuldades com a leitura que enfrentamos não podem ser atribuídas como individuais, culpa do professor, do aluno, do brasileiro que não lê. É preciso olhar para a produção das políticas públicas pautadas nas práticas culturais em que circulam e promovem a leitura. Falta um maior investimento por parte do governo para que as escolas possam discutir, criar, pensar projetos coletivamente com seus próprios profissionais; falta por parte dos governos em diferentes instâncias, além de investimento na formação, de fato, dos professores, que são os mediadores desse processo. Carecemos também de mais bibliotecas públicas e escolares – e aí a formação dos bibliotecários também tem um grande peso.

As políticas públicas têm contemplado o envio de livros, mas estes têm permanecido fechados nas escolas, seja por falta de funcionários nas bibliotecas, seja por medo que os professores têm no que diz respeito ao sumiço das obras. Falta um projeto comum que reúna governos e escolas.

Quando pensamos na instituição escolar, avalio que as práticas de leitura ainda deixam muito a desejar. Já quando penso na prática de leitura do brasileiro de um modo geral, acho que provavelmente o brasileiro lê mais do que as estatísticas mostram, percepção esta compartilhada pela direção da ALB.

Em resumo: tenho a ressaltar que as práticas de leitura, infelizmente, ainda estão pouco disseminadas – e o preço do livro colabora para esse estado de coisas. É preciso tornar o livro mais acessível – é uma guerra que precisa ser travada com as editoras. Seguindo essa linha de raciocínio, os aparelhos culturais também precisam estar mais próximos do público, tanto nos custos como geograficamente. O livro e os espaços culturais são objetos distantes do leitor.

Para saber mais: www.alb.com.br/17cole

Continua nas página 6, 7 e 8

 
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