| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 386 - 25 de fevereiro a 2 de março de 2008
Leia nesta edição
Capa
Opinião
Políticas imigratórias
Salas acústicas
Etanol e suco de laranja
Leucemia e câncer de mama
Sindicatos
Softwares
Cosméticos
Peixes
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Portal Unicamp
Freveção
 


8


Dissertação investiga uso
de glicerina
em cosméticos

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Glicerina, um subproduto resultante da produção de biodiesel, foi objeto de estudo da dissertação de mestrado da química Elvira Aparecida Sanches Bizarro. A pesquisa foi apresentada no Instituto de Química (IQ), sendo orientada pelo professor Fernando Galembeck. “A produção de glicerina tende a aumentar muito a partir de vários fatores. Como se trata de um subproduto que pode ser aproveitado, tive o interesse em investigar a sua aplicação na área cosmética, mais especificamente em cosméticos capilares”, revela Elvira.

A autora da pesquisa explica que o aumento no consumo de biodiesel pode gerar um volume grande de glicerina e, por isso, são bem-vindas as alternativas que apontem para possíveis aplicações na indústria. Outra fonte abundante de glicerina será a implantação da empresa Oleoquímica do Brasil, em Camaçari.

O trabalho teve uma primeira etapa que consistiu da obtenção da glicerina etoxilada fosfatada, já que a literatura pesquisada indicou os fosfatados como produtos que não agridem a pele e os cabelos. Na segunda etapa foi feita a caracterização do produto.

Durante esse processo, testes demonstraram que a glicerina etoxilada fosfatada é um produto completamente solúvel em água e com alto grau de etoxilação, podendo ser indicado para cremes sem enxágüe e condicionadores. Segundo a pesquisadora, a glicerina poderia ajudar na retenção da umidade nas superfícies capilar e dérmica, aumentando a hidratação.

Outros trabalhos devem ser feitos para confirmar os efeitos da glicerina etoxilada fosfatada quando utilizada como matéria-prima cosmética. Os testes incluem avaliação do produto formulado em mechas de cabelos.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP