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A relação pesquisa-ensino e os novos
cursos de pós lato sensu do IEL

SILVANA M. SERRANI

Autoridades da Unicamp e da Prefeitura na sessão de abertura oficial dos cursos, realizada no último dia 8 (Fotos: Divulgação)A ampliação do número e da qualidade de leitores, bem como o desafio da produção escrita ou verbal em geral, são tópicos em foco nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Esses tópicos receberam especial consideração ao responder à solicitação da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) para que fossem oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu na área de linguagem, inicialmente, para cem professores de ensino fundamental e de educação infantil.

Esses professores, por sua vez, ministram aulas para uma média superior a três mil crianças de Campinas e se movimentam em uma rede social com influência também para um número considerável de outros adultos envolvidos em suas práticas (por exemplo, há situações em que cada professor da Prefeitura trabalha diretamente vinculado a auxiliares – há casos de escolas com oito deles por professor, além do grupo de outros agentes educacionais com quem se relaciona diariamente).

A relevância sempre foi evidente, mas o debate no IEL, prévio ao oferecimento desses cursos, esteve pautado pelas premissas de eliminar completamente qualquer viés injustificadamente “assistencialista”, bem como de assegurar que os projetos constituíssem mais um espaço da articulação entre as atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão no IEL.

Seguindo esses princípios fundamentais, a Pós-Graduação do Instituto acolheu as inquietações concretas da ex-doutoranda do IEL que atua também na Prefeitura de Campinas, Zelma Bosco, em relação à elaboração de projetos de Curso de Especialização lato sensu na área de linguagem. Desse trabalho, resultaram os Cursos, cujas propostas – aprovadas em todas as instâncias acadêmicas e administrativas correspondentes – são descritas sumariamente a seguir.

Temas e disciplinas
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Língua e Práticas Discursivas no Ensino”, para professores do ensino fundamental da PMC, está composto pelas seguintes disciplinas, a cargo de experientes docentes-pesquisadores da Pós-Graduação do IEL, indicados respectivamente: Currículo: Discurso e Interdisciplinaridade (profa. Silvana Serrani); Texto e Diversidade: Leitura, Escrita e Reescrita (prof. Sírio Possenti); Alfabetização: Teorias e Práticas Orais e Escritas (profas. Zelma Bosco e Maria Fausta P. de Castro); Infância, Aquisição de Linguagem e Cultura (profas. Maria Fausta P. de Castro e Zelma Bosco); Projetos de Letramento e Práticas Escolares (profa. Angela Kleiman); Literatura, Leitura e Ensino (profas. Márcia Abreu e Orna Messer); Enunciação e Heterogeneidades Discursivas (profa. Mónica Zoppi-Fontana); Argumentação, Discurso e Ensino Fundamental (prof. Eduardo Guimarães).

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Linguagem, Práticas Discursivas e Criança”, para professores de educação infantil da PMC, está composto pelas seguintes disciplinas, a cargo de experientes docentes-pesquisadores da Pós-Graduação do IEL, indicados respectivamente: Letramento: Teorias e Práticas (profa. Angela Kleiman); Aquisição da Linguagem e Escrita: Teorias e Práticas (profas. Maria Fausta P. Castro e Zelma Bosco); Aquisição da Linguagem: o Erro e o Sujeito (profa. Rosa Attié Figueira); Currículo: Discurso e Cultura (profa. Silvana Serrani); Criança, Infância e Linguagem (profas. Zelma Bosco e Maria Fausta P. de Castro); Linguagem, Diversidade e Patologização na Educação Infantil (profa. Maria Irma Hadler Coudry); Literatura Infantil, Projetos de Leitura e Ensino (profas. Marisa Lajolo e Márcia Razzini); Linguagem, Infância e Diferença (profa. Maria José Coracini).

Práticas letradas
Aula inaugural proferida pela professora Fernanda Freire (Fotos: Divulgação)No IEL, com sua rica diversidade de áreas, linhas de pesquisa e correntes epistemológicas, há um consenso: a relação de todo sujeito com a linguagem e com suas práticas letradas diz respeito a sua (tomada de) posição no mundo. Assim, a partir da preocupação de articular efetivamente pesquisa e ensino na realização destes cursos, um dos diferenciais, amplamente discutidos na Pós-Graduação do IEL, foi a modalidade de realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que, como as disciplinas, deverá ser aprovado com 70% de aproveitamento. Os cursos têm uma duração total de dois anos e já a partir do segundo semestre cada participante poderá escolher, dentre os membros do corpo docente total de cada curso, o professor que orientará seu trabalho escrito de conclusão.

Durante três semestres letivos os alunos cursarão disciplinas e trabalharão no preparo do trabalho final, mas o último semestre estará destinado exclusivamente ao texto do TCC. Espera-se que os alunos produzam um ensaio ou um projeto teórico-prático fundamentado, que esteja relacionado às práticas de leitura e de escrita realizadas pelo aluno/professor e/ou pelos alunos, em seu contexto de atuação em Campinas.

O aluno destes Cursos de Especialização do IEL deverá demonstrar capacidade de reflexão sistematizada, que evidencie a consideração da discussão teórica e da análise das práticas realizadas durante o andamento das disciplinas. A disciplina do TCC terá uma carga de trinta horas orientadas por um professor coordenador e sua equipe, em horários marcados durante o último semestre, para encontros de trabalho específico sobre a leitura e a produção textual dos alunos-professores da Prefeitura. A aprovação do TCC deverá contar com o parecer circunstanciado do professor responsável.

Grupos de pesquisa
A modalidade geral dos cursos é semipresencial. A carga horária está distribuída em aulas presenciais de sete horas e trinta minutos que acontecem aos sábados no IEL e em pelo menos cinco horas semanais de atividades a distância, via computador. Assim, além dos professores doutores que coordenam todas as atividades (presenciais e a distância), cada disciplina conta com a atuação de dois regentes on-line, membros experientes das equipes de pesquisa de cada coordenador responsável por disciplina. O ambiente computacional de educação a distância (EaD) utilizado é o TelEduc (NIED/IC-Unicamp) e a supervisão geral da utilização desse ambiente está a cargo da profa. Fernanda Freire e sua equipe.

A diversidade de interações que ocorrem no ambiente TelEduc visa a criar espaços propícios para, além do letramento digital dos participantes, o compartilhamento de conhecimentos e a troca de informações e de posições dos participantes, em relação aos conteúdos e atividades de cada disciplina e do Curso em geral. Os alunos recebem orientação sobre as ações esperadas para um determinado período por meio de uma Agenda (semanal) do TelEduc. Esse tipo de trabalho visa também a fortalecer o processo de interação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com outras tecnologias fundamentais (como o livro), para as práticas letradas nos contextos de atuação dos professores/alunos participantes do Curso.

Esforços e desafios
Os cursos começaram efetivamente no último dia 8 de agosto, com uma sessão de abertura oficial e aula inaugural. A primeira contou com a presença de autoridades da Unicamp e da Prefeitura, de membros do corpo docente e dos professores-alunos dos cursos e de funcionários do IEL e da Prefeitura que trabalham para sua realização. Em todas as exposições da sessão de abertura – do representante do Reitor da Unicamp e Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Euclides Mesquita Neto; do secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas, prof. José Tadeu Jorge; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, prof. Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib; do diretor do Departamento Pedagógico da PMC, prof. Márcio Márcio Rogério S. de Andrade; do diretor do IEL, prof. Alcir Pécora; e da Coordenadora de Pós-Graduação do IEL, profa. Silvana Serrani – foi salientada a importância da articulação Pesquisa, Ensino e Extensão nestes cursos, visando avanços em ambos os contextos, da Prefeitura e da Unicamp. Na aula inaugural, a cargo da profa. Fernanda Freire, com apoio da assistente Mariana da Rocha, o foco esteve no funcionamento do ambiente TelEduc, especificamente, para estes cursos do IEL.

Na sequência, durante as aulas destas primeiras semanas já foram produzidas avaliações, auto-avaliações e considerações sobre os cursos, tanto por parte dos formadores do IEL como dos alunos-professores da Prefeitura. Em depoimentos já registrados no TelEduc é possível constatar que por enquanto tudo está indo muito bem neste começo. A Pós-Graduação do IEL e os participantes desta parceria apostam na convicção de que o trabalho com a materialidade específica da linguagem, articulada ao estudo de seu funcionamento na produção textual-discursiva como forma de poder e de desejo, são componentes cruciais no desafio para que esse “por enquanto” continue até os Trabalhos de Conclusão dos Cursos.

 

Silvana M. Serrani,
professora titular do IEL,
é coordenadora de pós-graduação do Instituto
e coordenadora acadêmica
dos cursos de pós-graduação lato sensu, na parceria PMC-IEL.
Foto: Antonio Scarpinetti


 
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