| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 332 - 7 a 13 de agosto de 2006
Leia nesta edição
Capa
Artigo: Diagnóstico das patentes
Cartas
40 anos em Parati
Talento
Almeida Prado
Mandarim 35
Faltam tomadas
Fraturas por estresse
Pão de forma
Vinagre brasileiro
Chuvas e relevo
Painel da semana
Teses
Livro
Destaques do portal
Kyatera
Biodisel no IQ
Musicalização do corpo
 

3

Empresas vêm em busca
dos talentos da Unicamp

Rafaela Batista de Oliveira e Marcelo Mítica, da coordenação da VII Talento: previsão de 7.000 visitantes em um dia. (Foto: Antoninho Perri)No dia 17 de agosto, em 58 estandes montados no Ginásio Multidisciplinar, estarão reunidas cerca de 35 empresas interessadas no recrutamento de jovens talentos da graduação e pós-graduação da Unicamp, considerada centro de excelência em ensino, pesquisa e inovação. É quando se realiza a VII Talento, feira anual organizada pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, que congrega 19 empresas. As juniores constituem associações cíveis, sem fins lucrativos, de alunos de graduação, que sob a supervisão de professores altamente qualificados prestam serviços e desenvolvem projetos para empresas e entidades em suas respectivas áreas de atuação.

Criada em 1999, com o objetivo de aproximar estudantes universitários e empresas, a Talento transformou-se no principal evento de recrutamento da região de Campinas, pois passou a atrair alunos de outras universidades, que hoje constituem 25% do público visitante. O objetivo da feira é incentivar a aproximação e o relacionamento de universitários e empresas, possibilitando às empresas visitantes a seleção de potenciais profissionais.

Em sua última edição a Talento recebeu 5.000 visitantes e para este ano estão previstos cerca de 7.000, segundo seus organizadores. Este público é predominantemente formado por estudantes que buscam informações sobre as empresas participantes, avaliando aquelas que atuam em suas áreas de interesse. Durante o evento, as empresas interessadas conversam com os estudantes em seus estandes e recebem currículos, realizam palestras e participam de mesas-redondas. Pesquisa realizada durante a última edição da Talento mostra que aproximadamente 90% dos participantes a consideraram ótima e boa, porcentual que se repete em relação à organização.

Oportunidades – Marcelo Mítica e Rafaela Batista de Oliveira, dois dos coordenadores do evento, constatam que a imagem da Unicamp é muito forte, o que leva as empresas a procurarem seus alunos “porque estão atrás de gente qualificada”. Eles destacam a importância deste intercâmbio dos estudantes com as empresas para se informar sobre o mercado de trabalho, o tipo de formação que essas empresas valorizam nos profissionais recrutados, que áreas de atuação oferecem, a gama de profissionais que compõem seus quadros e sobre os caminhos que devem ser seguidos durante a graduação para uma habilitação condizente com as necessidades do mercado.

“Tudo isso pode ser feito em apenas um dia do ano, visitando os estandes, assistindo palestras e participando de mesas-redondas. E, se o aluno freqüentar o evento a partir do primeiro ano, até o final do curso certamente acumulará informações e conhecimentos suficientes que o credenciarão a descortinar as possibilidades em seus campos de atuação. Nesse dia ele pode vislumbrar um emprego ou oportunidade de estágio”, afirmam.

Marcelo Mítica lembra ainda que as empresas, muitas vezes, recorrem a processos de seleção extremamente específicos, que precisam ser previamente conhecidos pelo candidato para que se prepare adequadamente e não perca tempo – muitas empresas não permitem mais de duas participações no processo para trainee. Também por este aspecto, segundo o coordenador, o evento se revela útil para os graduandos.

Empresa ganha – Na opinião de Rafaela de Oliveira, a Talento é uma oportunidade rara também para a empresa, que tem acesso às credenciais do aluno. “Não é raro a empresa contratar um profissional cuja formação não é a mais adequada às suas necessidades. Isso não é tão incomum principalmente quando o candidato vem de cursos relativamente novos, criados nas últimas décadas”, afirma. Ela observa, por outro lado, que o jovem pode descobrir novas áreas de atuação em sua carreira que desconhecia. “Trata-se de um processo profundamente rico e todos nós da organização do evento temos consciência do que essa participação fez e faz conosco”, assegura.

Os coordenadores da VII Talento informam que os estudantes devem cadastrar no site www.unicamp.br/talento os seus currículos, que são automaticamente enviados para todas as empresas participantes. Informações adicionais podem ser obtidas em feira.talento@gmail.com

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2006 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP