Saúde mental dos estudantes e melhorias nos Campi são prioridades para Ivan Toro

O primeiro semestre de 2022, com restrições no número de alunos por sala, marcou uma das etapas de um ano difícil, mas produtivo, segundo o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro. A nova realidade levou a um diagnóstico dos déficits causados pelo ensino à distância e ao acompanhamento da saúde mental dos estudantes, com mais profissionais na equipe de psiquiatras e psicólogos do SAPPE (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica).

Toro também ressalta o aumento no valor e número das Bolsas de permanência estudantil, iniciativa que deve ser mantida em 2023, bem como a intenção de investir na ampliação da moradia estudantil e nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, com a criação de espaços de estudo, lazer e práticas esportivas.

Ivan Toro chama a atenção para a curricularização da extensão universitária. Em 2023, será obrigatório o cumprimento de 10% da carga horária de cada curso em atividades de extensão. “Essa medida deve aproximar a Universidade da comunidade”, diz.

Toro também pede que os alunos comuniquem à DAC (Diretoria Acadêmica da Unicamp) quais doses da vacina contra a Covid 19 tomaram até agora. A comprovação será necessária para fazer a matrícula do primeiro semestre de 2023.

A série "O que há de novo" é realizada pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC). Mensalmente, haverá novos vídeos com atualizações das ações realizadas pelas equipes das Pró-Reitorias e da Coordenação Geral da Unicamp.

Ficha técnica:
Produção: Patricia Lauretti e Hebe Rios