Informação com responsabilidade é desafio da legislação

Edição de vídeo

O episódio Analisa sobre o Projeto de Lei 2630/2020, popularmente chamado de PL das Fake News, convida pesquisadores do Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais, o EDReS da #Unicamp: o professor Leandro Tessler, do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física Gleb Wataghin, e a socióloga Leda Gitahy, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG). O EDReS é um grupo interdisciplinar, com pesquisadores de várias áreas, que estuda e investiga o fenômeno da desinformação. No programa, os pesquisadores apontam a necessidade de responsabilizar as grandes empresas de tecnologia digital (big techs) pelo conteúdo veiculado, assim como já acontece com os veículos de comunicação que possuem concessão pública, como uma das formas de inibir a propagação de conteúdo falso ou de ódio. Apontam ainda as limitações do projeto de lei (PL) e as raízes políticas e ideológicas da desinformação.

Produção - Patrícia Lauretti
Apresentação - Hebe Rios