Mitos e verdades sobre pedra nos rins

Edição de áudio

Cálculo renal é o termo médico para a famosa pedra nos rins. Estima-se que 15% da população possa ser acometida pelo cálculo renal e que cerca de 1,5 milhões de brasileiros apresentem algum tipo de disfunção renal. Para tirar dúvidas sobre cálculo renal, fatores de risco e novos tratamentos, o podcast Ressonância entrevistou o Urologista e especialista em cálculo renal do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Wilmar Azal Neto.

“O cálculo renal é uma saturação de sais de alguns elementos que vão se agregando a formam a famosa pedra no rim. O risco é individual, mas o cálculo renal pode ter causas genéticas ou ser causado por fatores de risco, como tomar pouca água, trabalhar em locais muito quentes, ter obesidade ou ingerir muita proteína e sal”, explicou Wilmar.

O especialista do HC da Unicamp respondeu ainda as dúvidas mais comuns dos ouvintes do podcast Ressonância.

O Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês também está disponível nas plataformas de streaming como Spotify, Apple Podcasts, Deezer e outros, no Youtube da Rádio e TV Unicamp e no site da SEC.

twitter_icofacebook_ico