Mudanças Climáticas e as Implicações do Relatório do IPCC: Parte 2

Edição de áudio

Esta é a segunda parte do episódio #161 - Mudanças Climáticas e as Implicações do novo Relatório do IPCC (2021-2022), que contou com as entrevistas de Patrícia Pinho, pesquisadora do IPAM, e David Lapola, pesquisador do CEPAGRI, Unicamp, autores do Sexto Relatório do IPCC. Neste podcast, o biólogo e jornalista científico Leandro Magrini entrevistou também a Nathalia, moradora da ocupação da Várzea, em Recife, que foi bastante afetada pelas chuvas em maio de 2022.

Quem apresentou o programa com o Leandro foi a Mayra Trinca, bióloga e mestranda do Programa de Mestrado em Divulgação Científica do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e do Instituto de Estudos da Linguagem. A dupla trata de temas como as contribuições que Pinho e Lapola deram para o novo relatório do IPCC nos capítulos em que foram autores; o papel que o Brasil representa no combate às mudanças climáticas; como as mudanças climáticas já estão afetando a resiliência do bioma amazônico; como o desmatamento e a degradação florestal agravam esse cenário em seus efeitos negativos sobre os serviços ecossistêmicos e nos modos de subsistência das comunidades tradicionais da Amazônia (indígenas, quilombolas e ribeirinhos); e sobre as medidas ou estratégias já adotadas no Brasil para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Ouça outros episódios do podcast Oxigênio em https://www.sec.unicamp.br/?audio_cat=oxigenio ou https://www.oxigenio.comciencia.br/

twitter_icofacebook_ico