'Passagem de Plantão' destaca como a enfermagem vê os cuidados e a comunicação com pacientes

Edição de áudio

O podcast Passagem de Plantão traz uma conversa interessante sobre a importância da comunicação entre os profissionais da área de Enfermagem e sobre como a participação ativa, objetiva e transparente no processo de comunicação pode influenciar diretamente na evolução clínica do paciente. As entrevistadas são a enfermeira Ana Carolina Braz Moitinho e a técnica de enfermagem Roberta Repulho, ambas do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

“Dependendo da forma como falamos, nós podemos assustar o paciente. Por vezes, é preciso usar uma linguagem mais simples para falar com ele. É importante o paciente saber por que está ali, o que pode acontecer e tudo o que ele tem. Isso passa confiança para o paciente”, diz Roberta Repulho, que atua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Unidade Coronariana do HC da Unicamp.

O Passagem de Plantão é direcionado para profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. A periodicidade do podcast é bimestral. O podcast é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo Segurança do Paciente (NSP) do HC) da Unicamp.

A primeira edição do podcast Passagem de Plantão surgiu em 2021, por iniciativa da fisioterapeuta da UTI do HC Ligia dos Santos Rocetto Ratti e da enfermeira Keila Mara. O projeto ganhou o prêmio do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS).

O Passagem de Plantão agora é produzido pelo NSP do HC da Unicamp em parceria com a SEC (Secretaria Executiva de Comunicação) Rádio e TV Unicamp. O podcast está disponível no canal do YouTube da Unicamp e nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros.

twitter_icofacebook_ico