Tem início a segunda turma do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores

Acontece na próxima sexta-feira (2 de junho) a cerimônia de abertura da segunda edição do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores da Unicamp. Na oportunidade, autoridades da Universidade e representantes do Poder Judiciário estarão presentes para dar início à segunda turma do curso.

Oferecido pela Unicamp por meio da Escola de Educação Corporativa (Educorp), o curso, na sua primeira edição, em 2019, marcou o início do funcionamento da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp.

O curso habilita os participantes a atuarem dentro da Câmara de Mediação, como mediadores na resolução de conflitos, com o objetivo de ampliar e consolidar a cultura de paz na Universidade. A ação da câmara visa diminuir a quantidade de sindicâncias e litígios, estabelecendo  diálogos em situações de conflito.

A segunda edição consolida o formato inicial, possibilitando aos formandos, desde que cumpridas as exigências do estágio obrigatório, desempenhar a função plena de mediações externas. A Educorp renovou seu credenciamento junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mantendo o reconhecimento e atendendo às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

O conteúdo programático foi preservado na sua essência, tendo sofrido apenas algumas atualizações necessárias. Há um conteúdo geral obrigatório. E os alunos que completarem 60 horas de estágio estarão habilitados para atuar como mediadores também em causas externas.

A atual gestão da Reitoria incentivou a continuidade do programa, por meio do qual, além do acolhimento de demandas internas, a Universidade também consegue levar a cabo sua missão de responsabilidade social. Foi mantido o corpo docente que atuou na primeira turma, incluindo os docentes do quadro da Unicamp.

Adriana Nunes, da Chefia de Gabinete Adjunta, foi designada pelo reitor para participar da organização do curso, inclusive viabilizar os recursos necessários para a realização do curso, além de ter participado da atualização dos objetivos dele ao lado da diretora executiva de Direitos Humanos, Silvia Santiago.

A seleção dos participantes deu-se por meio de edital. No total, 87 inscritos da Unicamp e 20 inscrições de interessados de fora da Universidade. Dessas, dez foram preenchidas por membros da Universidade de São Paulo (USP).

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”