Tem início a segunda turma do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores

Acontece na próxima sexta-feira (2 de junho) a cerimônia de abertura da segunda edição do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores da Unicamp. Na oportunidade, autoridades da Universidade e representantes do Poder Judiciário estarão presentes para dar início à segunda turma do curso.

Oferecido pela Unicamp por meio da Escola de Educação Corporativa (Educorp), o curso, na sua primeira edição, em 2019, marcou o início do funcionamento da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp.

O curso habilita os participantes a atuarem dentro da Câmara de Mediação, como mediadores na resolução de conflitos, com o objetivo de ampliar e consolidar a cultura de paz na Universidade. A ação da câmara visa diminuir a quantidade de sindicâncias e litígios, estabelecendo  diálogos em situações de conflito.

A segunda edição consolida o formato inicial, possibilitando aos formandos, desde que cumpridas as exigências do estágio obrigatório, desempenhar a função plena de mediações externas. A Educorp renovou seu credenciamento junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mantendo o reconhecimento e atendendo às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

O conteúdo programático foi preservado na sua essência, tendo sofrido apenas algumas atualizações necessárias. Há um conteúdo geral obrigatório. E os alunos que completarem 60 horas de estágio estarão habilitados para atuar como mediadores também em causas externas.

A atual gestão da Reitoria incentivou a continuidade do programa, por meio do qual, além do acolhimento de demandas internas, a Universidade também consegue levar a cabo sua missão de responsabilidade social. Foi mantido o corpo docente que atuou na primeira turma, incluindo os docentes do quadro da Unicamp.

Adriana Nunes, da Chefia de Gabinete Adjunta, foi designada pelo reitor para participar da organização do curso, inclusive viabilizar os recursos necessários para a realização do curso, além de ter participado da atualização dos objetivos dele ao lado da diretora executiva de Direitos Humanos, Silvia Santiago.

A seleção dos participantes deu-se por meio de edital. No total, 87 inscritos da Unicamp e 20 inscrições de interessados de fora da Universidade. Dessas, dez foram preenchidas por membros da Universidade de São Paulo (USP).

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Além dos novos alunos, essa edição também recebe alunos que concluíram a primeira edição do curso em 2019, para revalidarem suas credenciais

Especialistas do CEE deverão visitar o Instituto de Biologia, a Biblioteca Central "César Lattes", a Escola de Educação Corporativa, a Coordenadoria de Centros e Núcleos e o Parque Científico Tecnológico

Atualidades

Sameer Velankar lidera o desenvolvimento de programa pioneiro em IA na biologia estrutural

O campus de Barão Geraldo foi um dos sete locais no Brasil onde houve manifestações, sem contar os atos realizados em Washington (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido)

Ações de proteção e preservação de espécies são tema de série de vídeos

Cultura & Sociedade

O CMU abriga 120 conjuntos documentais dos mais variados gêneros, como audiovisual, material iconográfico, sonoro, textos, móveis e objetos

Ações da Universidade se destacam pelos benefícios ambientais e o conhecimento produzido que pode ser usado no desenvolvimento de novas iniciativas