‘[São] Gabriel, Bruno e Dom’ estreia dia 24

Ilustração

Foram três viagens para o Amazonas entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano. Cinco profissionais da Unicamp em campo, produzindo reportagens sobre o Vestibular Indígena ou sobre as buscas pelo jornalista Dom Philips e pelo indigenista Bruno Pereira. Publicações em série para o Portal Unicamp e Jornal da Unicamp. Episódios em texto, vídeo, podcast e fotografias.

A produção de “Vestibular Indígena – Diário de São Gabriel” e “De Volta a São Gabriel – Diário do Vestibular Indígena” e ainda da série “Oeste sem Lei" marcou para sempre nossos repórteres Liana Coll, Antônio Scarpinetti, João Ricardo - Boi, Juliana Sangion e Felipe Bezerra.

O contato com a população indígena ou não, das cidades de São Gabriel da Cachoeira e Atalaia do Norte, e a vivência do dia a dia de alegrias ou tristezas foram traduzidos em depoimentos para outra série, desta vez no formato de programa de TV. “[São] Gabriel, Bruno e Dom” tem três episódios e estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 24, no Portal Unicamp. Os vídeos estarão disponíveis no canal YouTube TV Unicamp, Canal Unicamp no Eduplay e Canal Universitário Campinas (Canal 10 – cabo).

A série foi gravada no estúdio de TV da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), a TV Unicamp. No primeiro episódio, o fotógrafo Felipe Bezerra comenta o trabalho que realizou junto da jornalista Juliana Sangion, em São Gabriel da Cachoeira, na cobertura do Vestibular Indígena 2023. O segundo episódio traz os depoimentos da repórter Liana Coll e do fotógrafo Antonio Scarpinetti sobre o trabalho “Oeste sem Lei – Unicamp no Vale do Javari”, realizado em junho de 2022. No terceiro e último episódio, Scarpinetti e Juliana Sangion relembram a aplicação das provas do primeiro Vestibular Indígena, em 2018. O cinegrafista João Ricardo - Boi também integrou a equipe e gravou as imagens do documentário “Purãga Pesika, um encontro de boas-vindas”, veiculado pela TV Unicamp. Ele faz a direção de TV de “[São] Gabriel, Bruno e Dom”.

As viagens dos repórteres à Amazônia fazem parte de uma política da SEC de valorização da grande reportagem, do trabalho autoral e da imersão em temas relevantes da atualidade. Não deixe de acompanhar!

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”