Banco de Multitecidos do HC realiza primeira captação de doador vivo

Edição de imagem

A equipe do Banco de Multitecidos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou em fevereiro deste ano a primeira captação de tecido musculoesquelético extraído de uma doadora viva, e isso após a paciente ter sido submetida a uma cirurgia de artroplastia total do quadril, com a substituição da cabeça de fêmur por uma prótese. O tecido que antes seria descartado agora será preparado pelo Banco de Multitecidos e, no futuro, disponibilizado para transplante ou para instituições de pesquisas.

“Após um processo longo e trabalhoso, é com muita satisfação que iniciamos as captações de osso no HC da Unicamp. Nosso hospital já é referência em transplantes de órgãos e, agora, o transplante de tecido ósseo vem completar o que faltava em nossa instituição”, disse Gustavo Constantino de Campos, médico ortopedista e responsável técnico do Banco de Multitecidos.

De acordo com Cristina Neves, enfermeira do Banco de Multitecidos, essa primeira captação dá início a uma etapa muito importante para o Banco, para o HC e mais ainda para a população que “poderá ser beneficiada por um serviço de qualidade realizado com esmero e com foco na melhor qualidade de vida de quem precisar de transplante de tecido ósseo”.

O biólogo Luiz Henrique de F. Filho conta que, depois de muito trabalho para a estruturação e implantação do setor, esforço que contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar, hoje foi concluída mais uma importante etapa do processo que tem como propósito primordial oferecer uma melhora na qualidade de vida para os pacientes que necessitam de transplante ósseo. “Esse momento ficará para a história do Banco de Multitecidos do HC Unicamp”, revelou.

O Banco de Multitecidos exerce um importante papel no processamento e controle de qualidade dos tecidos a serem distribuídos para transplante. Em maio de 2022, o serviço recebeu a licença sanitária de funcionamento e aguarda a visita do Sistema Nacional de Transplante (SNT) para autorizar a distribuição dos tecidos para transplantes.

A enfermeira e responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp, Nilcilene Pinheiro, participou do processo de estruturação do Banco de Multitecidos. Segundo Nilcilene, obter a licença sanitária de funcionamento foi uma oportunidade de aprendizado. “Estive ao lado de uma equipe engajada que, a cada etapa do processo, transformou o aprendizado em oportunidade de melhoria”, revelou.

Matéria publicada originalmente no site do HC da Unicamp.

Imagem de capa
Parte da equipe do Banco de Multitecidos do HC; procedimento inédito feito em doadora viva

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa