Prêmio mundial de organização vietnamita para cientistas está com inscrições abertas

Autoria

Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de maio, para o VinFuture Prize, premiação mundial destinada a pesquisas científicas e tecnológicas que tenham comprovadamente promovido um impacto positivo na humanidade. Dividida em quatro categorias — Grande Prêmio, Mulheres Inovadoras, Inovadores de Países em Desenvolvimento e Realizações Excepcionais em Áreas Emergentes —, destina US$ 3 milhões para a categoria principal e US$ 500 mil para cada uma das outras três colocações.

Uma iniciativa da organização vietnamita VinFuture Foundation, o prêmio chega a sua 3ª edição em 2023. A cerimônia de premiação e o anúncio dos vencedores serão realizados em dezembro. “A ideia é reconhecer a ciência como inovação, mas dentro dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e com impacto na vida humana”, explica a professora Mônica Cotta, diretora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp e única integrante da América Latina do comitê responsável pela pré-seleção dos trabalhos inscritos no VinFuture Prize.

Acesse o link para inscrições.

A diretora do Instituto de Física Gleb Wataghin e única integrante da América Latina do comitê responsável pela pré-seleção dos trabalhos inscritos no VinFuture Prize, Mônica Cotta: a ciência como inovação

Para o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, João Romano, prêmios como o VinFuture Prize têm um papel fundamental na busca por equidade de gênero no ambiente acadêmico. “É um incentivo importante, para criar oportunidade para nossas alunas e para impedir que seus talentos sejam inibidos por razões injustificáveis”, pontua. Mas não só. Ao se voltar para países e áreas emergentes, a fundação vietnamita impulsiona projetos alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. “O Brasil tem uma vocação especial e pode fazer a diferença nesse sentido. Temos, no país, grandes pesquisas, em diversos campos, que se destacam por serem inovadoras, como projetos científicos sobre transição energética e energia limpa; doenças emergentes; qualidade da água, por exemplo”.

Na primeira edição do prêmio, em 2021, os cientistas Katalin Karikó, Drew Weissman e Pieter Cullis ganharam a categoria principal, por seus estudos que possibilitaram o desenvolvimento da tecnologia m-RNA, fundamental para a produção de vacinas contra o coronavírus. No ano passado, os vencedores na mesma categoria foram Tim Berners-Lee, Vinton Cerf, Emmanuel Desurvire, Bob Kahn e David Payne, cujos trabalhos possibilitaram a criação da internet.

Pesquisas com impacto na sociedade

O período de inscrições do VinFuture Prize se encerra em maio. Até o momento, alerta Mônica, o número de concorrentes da América Latina se encontra abaixo do esperado, provavelmente por se tratar de uma iniciativa recente e ainda pouco difundida. Mas é possível que uma das condições obrigatórias para se inscrever seja um empecilho para os interessados latinoamericanos: para o prêmio principal, é mandatório que a pesquisa tenha impactado milhões de pessoas. “No Brasil, por exemplo, muitas pesquisas fundamentais estão agora se tornando pesquisas aplicadas”, diz a professora. “Mas, com certeza, temos estudos que se encaixem no que a categoria pede”, completa. Vale lembrar ainda que, nas outras três categorias do VinFuture Prize, esse requisito não é determinante.

A única forma de submeter sua pesquisa ao VinFuture Prize é a partir de um “nominator” (uma pessoa, empresa ou instituição devidamente credenciada pela fundação vietnamita para fazer as inscrições). Qualquer pessoa, instituição ou empresa pode se tornar um nominator, desde que tenha uma trajetória ligada à ciência ou à tecnologia. Para tanto, basta entrar em contato com a fundação.

O pró-reitor de Pesquisa, João Romano:  este tipo de prêmio tem papel fundamental na busca por equidade de gênero no ambiente acadêmico

Fundação VinFuture

O prêmio foi criado pela fundação VinFuture, sediada no Vietnã, com o objetivo de inspirar e reconhecer pesquisadores, além de catalisar mudanças na vida cotidiana a partir de melhorias concretas, em áreas como produtividade, alimentação, saúde, conectividade, sustentabilidade e felicidade.

Fundada pelo empresário vietnamita Phạm Nhật Vượng e sua esposa, Phạm Thu Hương, a VinFuture Foundation visa homenagear inovações revolucionárias na ciência e na tecnologia que tenham mudado milhões de vidas em todo o mundo.

Serviço:

Acesse o site oficial do VinFuture Prize.

Informações e inscrições.

Tire as dúvidas pelo e-mail: secretariat@vinfutureprize.org.

Imagem de capa
Experimento em Laboratório de Genética Molecular; premiação mundial destinada a pesquisas científicas e tecnológicas que tenham promovido um impacto positivo na humanidade

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”