Vinícius Lanzoni Gomes, de 62 anos, é calouro do curso de Ciências do Esporte

Autoria
Edição de imagem

O carioca Vinícius Lanzoni Gomes completará 63 anos em 23 de abril. Servidor público federal, Gomes é um praticante inveterado de esportes desde os 16 anos, em especial, de ciclismo olímpico e atletismo. Já conquistou vários títulos nacionais, sendo o mais recente como bicampeão brasileiro máster de salto em altura, em 2022. Atualmente, o servidor federal acaba de conquistar outro prêmio: uma vaga no curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira.

“Meu sonho sempre foi cursar algo na área de Educação Física quando me aposentasse, pelo simples prazer de aprender mais a respeito, pois sempre tive uma prática intensa em diferentes esportes. Entrar na Unicamp foi uma vitória pessoal muito grande, que trouxe nesta altura da minha vida uma enorme sensação de dever cumprido”, revela Gomes, cuja vaga na Unicamp será sua terceira graduação.

Morador de Jacareí, interior do estado, o calouro irá fazer uma rotina puxada entre o home office, faculdade, treinos como atleta e cuidados com a família. É casado, tem dois filhos — um médico e outra advogada, ambos formados em universidade pública. Ainda que com tanto esforço, sente-se realizado em poder cursar uma universidade aos 62 anos. “Quase desisti do curso por conta do investimento financeiro e da logística necessários, mas a ajuda dos professores da FCA está sendo fundamental para prosseguir”, declara animado.

Vinícius Lanzoni Gomes enfrentará uma rotina puxada
Vinícius Lanzoni Gomes enfrentará uma rotina puxada entre o home office, faculdade, treinos como atleta e cuidados com a família

Planos para o futuro

Vinícius sempre se interessou por técnicas de treinamento e suplementação, lendo a respeito e mantendo-se antenado com o mundo dos esportes em geral. “Saber mais sobre o assunto sempre foi um objetivo na minha vida, a ponto de estabelecer como meta cursar o ensino superior na área”, declara.

A ideia do servidor federal é, depois de formado, tentar garantir um espaço no mercado de trabalho por amor à área. Gomes não espera retorno financeiro, mas tem a expectativa de transmitir para crianças, jovens e idosos a importância da atividade física e do esporte para a longevidade com qualidade de vida. “Sempre idealizei, ao envelhecer, poder me tornar um exemplo das vantagens de se levar uma vida equilibrada e pautada pela atividade física frequente e regular.”, esclarece.

Cursinho extensivo

Vinícius Gomes se julga extremamente competitivo em tudo que faz e não teve dúvidas de que precisaria se preparar para enfrentar outra categoria de competidor. “Pensei em me preparar o melhor possível para mais essa importante ‘competição’ em minha vida. Afinal, pela primeira vez eu competiria, sem condições de igualdade, com ‘adversários’ em idade para serem meus netos”, argumenta. O calouro da Unicamp prestou um concurso de bolsas de estudo na escola Poliedro e, após conseguir uma bolsa parcial, começou a frequentar o extensivo online noturno. “Comecei com muito entusiasmo a frequentar o curso assiduamente desde o primeiro dia”, relata.

No início, Gomes não tinha certeza de que daria conta do número de matérias, depois de tantos anos sem frequentar os bancos escolares. “Na medida em que o tempo passava, eu me tornava mais motivado para tentar alcançar o meu objetivo. As aulas sempre foram ótimas. Eu me adaptei com facilidade ao método de ensino à distância, que considero prático, econômico e funcional. Fiz quase todos os simulados e elaborei muitas das redações semanais propostas”, conta.

Na contramão de hostilidades e discriminações

Na Unicamp, o coordenador do curso de Ciências do Esporte, Leandro Mazzei, informa que o curso vem recebendo, há três anos, alunos ingressantes acima dos 50 anos. “Normalmente são pessoas que, ao longo da vida, se envolveram até mesmo profissionalmente com práticas esportivas e agora estão realizando um sonho de aprofundar o conhecimento científico na área”, explica.

O exemplo de Vinícius Gomes vai na contramão de hostilidades e discriminações como as que viralizaram nas redes sociais recentemente, em um vídeo que mostra três estudantes de biomedicina de uma universidade privada de Bauru zombando de uma colega de curso de 40 anos. Entre outras coisas, as estudantes disseram que ela não poderia mais estar fazendo faculdade — “já era para estar aposentada”, postaram. Neste sentido, Leandro Mazzei acredita ser importante este tipo de exemplo, para que pessoas como Vinícius Homes mostrem para a sociedade que é sempre tempo de sonhar, realizar e aprender.

Vinícius Gomes e sua filha Maria Vitoria Lanzoni
Vinícius Gomes e sua filha Maria Vitoria Lanzoni

Leia a íntegra do depoimento da filha Maria Vitória Lanzoni sobre seu pai postado no Instagram:

“Qual a maior herança que você deixará para os seus filhos?

Esse é o meu pai, Seu Vinícius. Ele é comilão, falante, corajoso, protetor e implicante. Ele implica com tudo, principalmente, comigo.
As pessoas o conhecem por ser o “alemão nerd da escola” ou o “Vinícius da Bicicleta”.

Apesar de batermos de frente em tantas questões, eu sempre repito, com o coração repleto de gratidão, que foi o meu pai quem me ensinou a amar as duas coisas que mais amo na vida: os estudos e o esporte, especialmente o competitivo.

Como um bom taurino com ascendente em escorpião, reuniu razão e emoção para, aos sessenta e dois anos de idade, se enfiar em uma sala virtual de cursinho, cheia de adolescentes, e, assim, realizar o seu maior sonho de cursar educação física em uma universidade pública.

Após formar seus dois filhos em duas das melhores universidades do país — “o maior orgulho que um pai pode ter”, como ele diz — hoje é a vez dele comemorar o início da sua terceira faculdade na maravilhosa UNICAMP.

Parabéns, pai, por ser o homem íntegro, honesto, generoso, ousado e grandioso que sempre foi. Obrigada por implicar desde sempre comigo, em cada detalhe, e, com isso, me fazer ser uma mulher que não tem medo de se impor em ambientes, por vezes, tão competitivos e masculinos. E, para, além disso, obrigada por nunca se negar a me proteger.

Obrigada, sobretudo, por me ensinar, através do exemplo, que, na vida, nada vem fácil e que não existem atalhos. Mas que, ainda assim, nenhum sonho é impossível quando mente e coração estão alinhados.

Que a UNICAMP esteja preparada para receber o calouro “velhinho” que mais salta no Brasil.

Eu te amo de todo o meu coração.”

Imagem de capa
O carioca Vinícius Lanzoni Gomes completará 63 anos em 23 de abril; sonho em cursar algo na área de esportes

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”