Inova Unicamp lança selo comemorativo dos 20 anos

Selo comemorativo dos 20 anos da Inova Unicamp (Arte de capa: Villea Marketing)

Em 2023, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) completa 20 anos de atuação contínua na proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, parcerias com o setor empresarial e fomento ao empreendedorismo tecnológico.

Criada antes da Lei de Inovação Tecnológica do Brasil, que institucionalizou os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), e sendo uma das pioneiras entre as universidades brasileiras, a Inova Unicamp chega a duas décadas de existência com conquistas que demonstram o impacto positivo da Agência no crescimento de ações de inovação e empreendedorismo da Unicamp, como explica a sua diretora-executiva e professora Ana Frattini:

“Embora a Unicamp já tenha nascido como uma universidade à frente das pautas de inovação e com retornos sociais importantes gerados pelas suas tecnologias, a visão estratégica de se ter um órgão voltado para atuar exclusivamente nessas frentes foi muito positiva. Para se ter ideia em números, a Inova dobrou o número de licenciamento de tecnologias logo no primeiro ano”, analisa Frattini.

Entre 1995 e 2002, período em que a Inova se estruturava enquanto órgão, cinco tecnologias foram transferidas ao setor empresarial. Com a Agência consolidada em 2003, apenas em seu primeiro ano de atuação, a Inova dobrou o número de contratos de licenciamento realizados nos sete anos anteriores, chegando a 10 tecnologias transferidas.

De sua criação até dados do Relatório Anual da Inova Unicamp de 2021 (em breve será lançado o Relatório de 2022), a Inova chegou a 298 contratos assinados de transferência de tecnologias, dentre os quais 197 estão ativos, com retorno econômico de quase R$ 2 milhões para os inventores dessas tecnologias, suas unidades de origem e a Universidade.

Forte na cultura da proteção da propriedade intelectual, a Inova Unicamp também apresenta dados expressivos nesse campo: de 2004 a 2021, a Agência já analisou 1.587 comunicações de invenções vindas de seus docentes, pesquisadores e alunos, além de ter possibilitado o depósito de 1.093 patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nesse mesmo período, o que representa 85,6% do portfólio da Unicamp, que hoje soma 1.276 patentes.

Sobre sua trajetória empreendedora, a Unicamp tem mais motivos para comemorar, como lembra o professor Renato Lopes, diretor associado da Inova. Com seus programas de fomento ao empreendedorismo, como o Desafio Unicamp, que modela negócios baseados nas tecnologias da Unicamp, e sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, a Unicamp tem em seu portfólio 62 spin-offs acadêmicas, como são chamadas as empresas que foram criadas para viabilizar um negócio a partir dos resultados de pesquisas ou conhecimentos desenvolvidos na Universidade, estejam essas tecnologias ou conhecimentos protegidos ou não.

A Agência também realiza, desde 2006, o mapeamento anual de empresas-filhas da Unicamp, tendo aumentado em 895% o número de empresas cadastradas em sua base desde então, indo de 130 para 1.293 empresas cadastradas. Destas, 1.061 estão ativas no mercado e geraram 44.624 empregos diretos, somando um faturamento anual de R$19,3 bilhões em 2022.

“Um dos dados mais interessantes sobre o impacto da Unicamp na pauta empreendedora, enquanto universidade estadual paulista, é observar que, dessas empresas-filhas, 91,6%  possuem suas sedes no estado de São Paulo. Ou seja, o retorno em renda e empregos está majoritariamente no estado, especialmente ao redor da Unicamp; 59,4% delas estão na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), onde temos os campi de Piracicaba e Limeira”, calcula Lopes.

O último Relatório de Empresas-filhas da Unicamp, publicado pela Inova em 2022, também destacou que 19% das empresas-filhas mantêm convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) colaborativos com a Universidade.

Selo comemorativo

Diante dessas e de outras conquistas, como a Unicamp ocupar o primeiro lugar entre as Universidades Empreendedoras do Brasil, a Inova acaba de lançar um selo comemorativo que será usado junto à sua marca para celebrar os 20 anos da Agência.

O selo comemorativo está relacionado à concepção original da marca da Inova e à trajetória de inovação. A marca da Inova Unicamp foi concebida para expressar a fluidez e percepção de dinamismo da Agência, que, independente da origem da demanda, trabalha internamente de forma integrada para promover a inovação, conforme explica Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp:

“Para além da tipografia da Inova, usada no desenho dos 20 anos, sabemos que inovar nunca é um caminho linear e único. É uma jornada com etapas até as nossas tecnologias chegarem à sociedade. Essa mesma jornada de curvas, mas sem quebras, foi trilhada pela Inova para chegar na maturidade que temos hoje e está representada no selo”, comenta Kishi.

Sobre o traçado contínuo do desenho de 20 anos, Frattini também complementa que: "Os processos da Inova foram aperfeiçoados no decorrer desses 20 anos, mas sem quebrar a missão inicial da Agência de promover a inovação e o empreendedorismo tecnológico na Unicamp”.

O selo em inglês e em português da Inova Unicamp já está disponível para uso na biblioteca da Inova Unicamp.

Para saber mais sobre a história da Inova e do selo comemorativo, assista ao vídeo.

Uma jornada de 20 anos na inovação e empreendedorismo da Unicamp