Software de gestão hospitalar será adotado em unidades assistenciais da Unicamp

Autoria

Melhorias no atendimento e na administração na área da saúde da Unicamp são os objetivos da implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUse). O sistema está sendo adotado pelo Hospital de Clínicas da Unicamp e será também utilizado pelas demais unidades de atendimento em saúde da Universidade. O AGHUse permitirá a unificação dos prontuários e o registro eletrônico de dados médicos e administrativos.

O AGHUse foi desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), instituição ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é um software livre e sem custos. Como contrapartida, as instituições que o adotam integram a Comunidade AGHUse e comprometem-se a contribuir para o desenvolvimento de partes do sistema.

Fazem parte do sistema: prontuário informatizado de cada paciente, com as suas informações clínicas; pedidos de exames; receitas de medicamentos; gestão das internações, contemplando as operações de gestão de leitos, transferência de paciente, alta administrativa e cirurgias. Quando finalizada a implementação, o software permitirá a eliminação dos registros em papel.

O aplicativo começou a ser implantado na Unicamp em 2016, quando o HC firmou o convênio com o HCPA. “Ao longo da implantação, percebemos que ele tem uma grande qualidade do ponto de vista da amplitude das ações que podem ser feitas com ele. Houve a decisão institucional de ampliar seu uso para as outras unidades assistenciais da Unicamp”, aponta o infectologista Plínio Trabasso, assessor da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU).

Trabasso, que foi coordenador da área de Assistência do HC entre 2019 e 2021, frisa que havia a necessidade de implantar um sistema de gestão integrado (Enterprise Resource Planning- ERP) mais atual, e o AGHUse foi escolhido por ser desenvolvido por um hospital universitário similar ao HC.

Ele destaca as utilidades do software. “Há a parte clínica, de prescrição, de acompanhamento, de exames laboratoriais, muito útil para os profissionais médicos, de enfermagem e para todos que atuam junto ao paciente, e também há o lado administrativo, de controle de estoque, do que está por trás da assistência ao paciente. É um aplicativo robusto e eficiente para atender as características de um hospital como o nosso.”

O coordenador da CTIC Ricardo Dahab, a coordenadora-geral Maria Luiza Moretti e o assessor da CGU Plínio Trabasso:
O coordenador da CITIC, Ricardo Dahab, a coordenadora-geral Maria Luiza Moretti e o assessor da CGU, Plínio Trabasso: aplicativo robusto e eficiente

Etapas de implementação

Após firmado o convênio em 2016, o software foi instalado nas máquinas e foram realizadas melhorias na infraestrutura para o funcionamento do AGHUse. Até 2021, o HC havia implantado 58% dos 17 módulos do AGHUse.

Para acelerar o processo de implantação e realizar a contrapartida para a Comunidade AGHUse, a Unicamp contratou a empresa Sonda, que começou a desenvolver o trabalho em dezembro de 2022.

“A Sonda realizará a implantação e verificará se está tudo funcionando de acordo com nossos processos. Depois, ela realizará a operação assistida. Se precisarmos de alguma operação e desenvolvimento do software, ela também irá fazer”, explica o coordenador do CITIC (Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação) da Unicamp, Ricardo Dahab.

Ele também aponta que, atualmente, a Unicamp e a Sonda estão realizando um planejamento. “Passaremos por um mês de planejamento para definir todas as fases das atividades deles aqui, que irão durar de um ano e meio a dois. À medida que fazemos a implantação no HC, aprendemos [com o processo] e vamos implantando nas outras unidades”, diz.

Além do HC, o AGHUse será o ERP do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), do Hemocentro, do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), do Gastrocentro e do Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU).

“Foi um compromisso nosso ter um ERP funcionando em todas as áreas da saúde e conversando entre si, para que o paciente possa ser atendido em diferentes locais e tenha um prontuário a que todos têm acesso. É um grande avanço e uma mudança de paradigma em relação ao que era antes e do que será nos próximos anos, em termos de informatização da área assistencial”, aponta a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, para quem um dos principais benefícios do software é aumentar a segurança do paciente. O AGHUse, destaca ainda, ajudará na consultoria que vem sendo feita no HC para uma gestão financeira sustentável.

Nesta segunda-feira (19), um evento marcou a fase de implantação do projeto com a presença dos representantes da Sonda. Confira as fotos da cerimônia:

##

HC implanta mais da metade do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUse)

AGHUse está próximo de 750 mil acessos em 15 meses

​HC anuncia inovação em seu sistema de gestão hospitalar

Imagem de capa
O aplicativo começou a ser implantado no HC em 2016

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo