Unicamp comemora 20 anos da especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

Edição de imagem

A inovação tecnológica é um diferencial para as empresas liderarem em todo o mundo. Por isso, são tão importantes cursos de capacitação de gestores da área, como a especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (GEIT), oferecida pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (DPCT-IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que completa 20 anos de atuação em 2022.

No Brasil, 33,6% das 116.962 empresas brasileiras fizeram algum tipo de inovação em produtos ou processos entre 2015 e 2017, de acordo com a última Pesquisa de Inovação (PINTEC) trienal, divulgada em 2020 e realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de haver um baixo percentual de empresas inovadoras, o levantamento apontou que o investimento em atividades internas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) correspondeu à maior parcela de gastos em inovação entre elas, demonstrando que o tema é pauta relevante no setor empresarial brasileiro. Porém, entre as empresas que não inovam ou tem dificuldade para inovar, a falta de processos e até de profissionais especializados para promover a inovação ainda é um dos principais problemas.

Segundo uma pesquisa de 2021 realizada pela consultoria privada PALAS, que entrevistou 60 empresas brasileiras que inovam ou não de diferentes setores, 35% dos empreendimentos responderam que não possuem processos para inovar, enquanto 41% disseram ter processos desintegrados. Também é uma minoria (13% das empresas) que oferece capacitação voltada à inovação a suas equipes.

O professor Ruy Quadros, coordenador do GEIT, explica que investir em cultura e capacitação voltada à inovação para profissionais de instituições públicas e privadas é um dos primeiros passos para estruturar os processos e uma área de inovação. Foi isso o que motivou, há duas décadas, a criação da especialização de inovação tecnológica da Unicamp, um dos principais cursos de especialização no Brasil voltado para profissionais do setor, em especial aqueles que assumem cargos de liderança.

O curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica é realizado via Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e está com inscrições abertas para a próxima turma.

“Estamos comemorando 20 anos do curso de Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. O que se iniciou como um curso de especialização, em 2003, transformou-se num verdadeiro programa de capacitação profissional e institucional, que se desdobrou não apenas em diversas turmas do referido curso, mas também no oferecimento de importantes cursos fechados in-company e em outras ações de extensão junto a empresas, agências governamentais e entidades associativas”, comemora Quadros.

O principal objetivo da especialização, com duração de dois anos, é formar gestores de inovação e P&D nas empresas e nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Contabilizando a turma concluinte da especialização em 2022, já se tornaram especialistas pela Unicamp em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica mais de 600 profissionais:

“Com a capacitação dos profissionais, buscamos contribuir para que as organizações em que eles atuam se tornem capazes de mobilizar conhecimento e competências tecnológicas e mercadológicas para idealizar novos produtos, processos, serviços e negócios, como base de uma estratégia de crescimento sustentável. Hoje, vemos que o curso reúne muitas lideranças de multinacionais e empresas brasileiras, ou seja, quem busca fundamentação estratégica sobre P&D, Inovação e novos negócios para tomada de decisões”, comenta o coordenador.

O principal objetivo da especialização, com duração de dois anos, é formar gestores de inovação e P&D nas empresas e nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)
O principal objetivo da especialização, com duração de dois anos, é formar gestores de inovação e P&D nas empresas e nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)

Formação 360° em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

Considerado um “laboratório vivo” de inovação, a especialização da Unicamp agrega atividades práticas e teóricas que capacitam os gestores nas melhores ações de inovação baseadas em ferramentas consolidadas da área, como desenho de estratégias baseadas em roadmaps (mapa de melhores rotas) tecnológicas, gestão de portfólio e projeto para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação aberta, aquela realizada em parceria com universidades ou outras empresas e instituições.

“Oferecemos também fundamentos e ferramentas em temas emergentes e desafiadores. A transformação digital do modelo de negócio, o engajamento corporativo com startups e o desenvolvimento de ecossistemas são alguns dos temas que temos trazido com espaço significativo do curso para fazer uma formação especializada, considerando os problemas que o gestor da área enfrenta hoje”, explica Quadros.

As turmas também são heterogêneas em áreas de atuação de cada aluno, permitindo a consolidação de uma rede de relacionamento ampla de gestores de inovação, que podem compartilhar entre si problemas comuns para debaterem soluções conjuntamente, diferencial destacado por quem se especializou pelo curso, como a gerente de P&D para América Latina na Solvay, Fernanda Costa:

"O curso de Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica me trouxe uma visão mais estratégica em relação a abordagens, ferramentas, instrumentos, literatura e ecossistema de inovação. Foram especialmente enriquecedoras as interações com os colegas de indústrias variadas e o alto nível dos professores dos módulos, de acadêmicos a muitos líderes de empresas que trouxeram exemplos reais da aplicação dos conceitos. Eu me sinto ainda mais equipada para gerir o departamento de Pesquisa & Inovação da unidade de negócio que lidero, além de ter ampliado ricamente minha rede profissional e pessoal", defende Costa.

O curso trabalha com professores da Unicamp e professores e palestrantes convidados de outras escolas, como da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de líderes de inovação de diversas empresas que compartilham casos de sucesso em suas instituições.

Em uma dessas atividades práticas, a última turma da especialização visitou algumas Startups incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, conhecendo o processo de inovação e empreendedorismo fomentado pela Inova, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp.

“É o balanço perfeito entre a experiência e o conhecimento teórico, com um excelente corpo docente, que suporta a construção de um conhecimento sólido na gestão estratégica da inovação. A grade curricular é contemporânea, cobrindo as várias facetas da inovação tecnológica. O impacto profissional desse curso na minha carreira foi enorme, abrindo oportunidades que estavam fora do meu alcance até então", comenta Jorge Biazussi, atual especialista em serviços de engenharia da Baker Hughes, que migrou da pesquisa acadêmica na Universidade para o setor empresarial.

Com a intenção de promover projetos de fomento à inovação, a especialização também estimula os alunos a desenvolverem seus Trabalhos de Conclusão do Curso focados em problemas práticos e reais das empresas a que estão vinculados.

Inscrições para a 12ª turma GEIT Unicamp

Os profissionais interessados em se especializarem em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp podem se inscrever para o processo seletivo da próxima turma, que terá aulas no formato híbrido, intercalando encontros de forma presencial no IG Unicamp e em plataforma on-line. Para os dias de aula presencial, serão oferecidos aos alunos jantar e coffee break no local das aulas.

O curso possui abrangência nacional, atendendo profissionais de todo o país. Para viabilizar a participação de profissionais de outras cidades e estados brasileiros, as aulas são oferecidas em formato híbrido, com sessões presenciais mensais (sexta à noite e sábado pela manhã) e sessões remotas semanais (sextas à noite). A próxima turma tem previsão de início no dia 24 de março de 2023 e término em 07 de dezembro de 2024. 

Mais informações sobre a experiência proporcionada pelo curso, o processo seletivo e o investimento podem ser acessadas no site.

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação Inova Unicamp. 

Imagem de capa
O curso trabalha com professores da Unicamp e professores e palestrantes convidados de outras escolas

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”