Editoras Splendet PUC-Campinas e Unicamp lançam Arte e Arqueologia da América Indígena

##
O evento contou com a presença de Rogério Cerqueira Leite; dos organizadores do livro, professores Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes; e dos reitores Germano Rigacci Júnior e Antonio Meirelles, da PUC-Campinas e Unicamp, respectivamente

O livro “Arte e Arqueologia da América Indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite” foi lançado na noite desta quarta-feira (30) em uma cerimônia no Auditório do Campus I da PUC-Campinas. Com 480 páginas, em português e inglês, a obra é resultado de uma parceria inédita entre as editoras Splendet PUC-Campinas e Unicamp. A edição apresenta os artefatos arqueológicos confeccionados por sociedades indígenas pré-colombianas que compõem o acervo de Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

O evento contou com a presença de Rogério Cerqueira Leite; dos organizadores do livro, professores Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes; de Germano Rigacci Júnior e José Benedito de Almeida David, reitor e vice-reitor da PUC-Campinas; e do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

“As coleções que existem por aí são sempre muito especializadas. Eu sigo o caminho contrário. Acredito que uma coleção que realmente mostre a cultura de um povo, a evolução, suas religiões, deveria ter uma visão mais geral da obra desse povo", comenta Cerqueira Leite, que adianta a publicação de novas coleções em breve. “Até o fim do ano que vem, devo ter oito coleções completas sobre diversas culturas."

O reitor da PUC-Campinas considera que a cooperação entre as universidades foi importante para produzir um material genuíno e rico. “Para nossa universidade, isso é de significativa importância, porque é a contribuição que podemos dar para a divulgação de arte do acervo do Dr. Rogério Cerqueira Leite, que trata de uma cultura pré-colombiana que é genuína, no sentido de ela estar representando um período anterior à colonização", avalia Germano Rigacci Júnior.

Rogério Cerqueira Leite autografou o livro para o público presente no lançamento

A satisfação foi compartilhada pelo reitor da Unicamp. “Em minha gestão, tenho valorizado tanto a necessidade da nossa comunidade cooperar internamente quanto a abertura para uma relação mais intensa com o mundo externo. Por isso, a PUC-Campinas cumpre um papel muito importante nisso. A recepção do Professor Germano e do Padre David foi muito grande, e essa tem sido uma relação muito boa. O livro é um momento disso. É uma agenda de cooperação muito importante para as duas universidades”, afirma Antonio Meirelles.

A obra

O livro apresenta 794 artefatos, sendo 599 peças inteiras e 195 fragmentos de estatuetas, esculturas, vasos e cerâmicas das Américas. São peças que abrangem civilizações como os Olmecas, Astecas e Maias, originárias do México e América Central; o Império Inca, no Peru; e os Mapuche chilenos. Dos povos originários do território brasileiro, destacam-se os artefatos Marajoara e de outras culturas do Baixo Amazonas, como os Pocó e os Mazagão, além de povos de outras regiões, como os Tupiguarani.

Organizadores da obra, Alexandre Guida Navarro e Denise Cavalcante Gomes assinam artigos introdutórios com reflexões a respeito do simbolismo dos gestos contidos nas peças do acervo e de novas perspectivas arqueológicas, que abandonam a ideia da supremacia humana frente a outros seres. Pedro Paulo Funari, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), também participa da edição com um texto sobre a diversidade cultural na América Latina. O prefácio é de autoria de Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp.

Alguns dos objetos que figuram na obra foram expostos durante o lançamento do livro

Ficha técnica:

Arte e arqueologia da América indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite

Org.: Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes

Coedição: Splendet PUC-Campinas e Editora Unicamp

Ficha técnica: 1a edição, 2022; 480 páginas; formato: 23 x 28 cm.

ISBN: 978-85-268-1560-5

Áreas de interesse: Arqueologia, História

Preço: R$ 280,00

O físico Rogério Cerqueira Leite; o livro apresenta 794 artefatos, sendo 599 peças inteiras e 195 fragmentos de estatuetas, esculturas, vasos e cerâmicas das Américas