Unicamp e Sebrae-SP firmam parceria para fomento à cultura empreendedora

A Unicamp e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) assinaram, neste semestre, um convênio de cooperação técnica para o fortalecimento e a promoção de uma série de ações cujo objetivo é o fomento à cultura do empreendedorismo, tecnologia e inovação para a comunidade da Universidade e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Com duração de 60 meses, o convênio apresenta um plano de trabalho que foca na disseminação de conceitos de empreendedorismo para alunos de graduação, pós-graduação e docentes para a criação de negócios e empresas spin-offs a partir de tecnologia desenvolvida na Universidade.

Para o reitor da Universidade, professor Antonio José de Almeida Meirelles, a assinatura do convênio não só oficializa uma parceria de anos, mas também amplia o seu escopo. “Entendemos que a Unicamp tem um papel importante para a formação de empreendedores tanto de base tecnológica, como de agentes de empreendedorismo social. Neste escopo, a parceria com o Sebrae-SP irá nos auxiliar na oferta contínua de capacitação para aqueles alunos que desejam empreender e impactar a sociedade a partir de seus novos negócios”, comenta o reitor.

Numa primeira fase do convênio, estão sendo oferecidos cursos de formação em empreendedorismo para alunos e docentes da Universidade. A oferta de treinamento aberto e gratuito para alunos da Unicamp começou em setembro e segue até novembro deste ano. Sob o título de Jornada Empreendedora, os treinamentos são oferecidos por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, em formato presencial, no campus da Unicamp de Campinas, com inscrições abertas para alunos de todos os cursos. Na primeira oferta para o público docente, feita em setembro, 35 professores de 24 unidades da Unicamp se inscreveram para os cursos que estão sendo oferecidos até o fim de 2022. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, vê na parceria uma oportunidade de ampliar a cultura empreendedora junto aos docentes. “Focamos muitos esforços na difusão da cultura da inovação e do empreendedorismo. O Sebrae é um parceiro importante neste contexto”, avalia.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, a parceria com a Unicamp potencializará ainda mais a atividade empreendedora da Universidade. “A Unicamp já é uma universidade reconhecidamente empreendedora, com mais de mil empresas-filhas cadastradas. Pela parceria, o Sebrae-SP apoiará ainda mais o desenvolvimento dessas competências, comportamentos e atitudes empreendedoras entre os alunos da Universidade”, afirma.

Ao longo do programa de incubação, empreendedores da Incubadora de Empresas de base tecnológica da Unicamp (Incamp) também são contemplados para capacitação e consultorias técnicas oferecidas pelo Sebrae. Os programas Desafio Unicamp, UniversIDADE e as Disciplinas de inovação e empreendedorismo organizadas semestralmente pela Inova Unicamp também poderão ser contempladas no escopo da parceria.

Matéria originalmente publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

As instituições assinaram convênio de cooperação com duração de 60 meses que visa ao fortalecimento e à promoção de conceitos empreendedores

Publicação é uma parceria inédita entre editoras da PUC Campinas e Unicamp; lançamento ocorre em 30 de novembro

As aquisições ampliam a capacidade de oferta de conteúdos de qualidade para a comunidade

Comitiva liderada pelo reitor Antonio Meirelles esteve no Reino Unido para reforçar a imagem da Universidade e aprofundar as parcerias já existentes