Unicamp Afro recebe cineasta Raoul Peck

O cineasta haitiano Raoul Peck estará na Unicamp para as atividades do Unicamp Afro, evento dedicado à Consciência Negra. Entre os dias 22 e 25 de novembro, ele realiza palestras e participa da plenária da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (Cader) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH). Na programação do Unicamp Afro, está prevista também uma mostra de cinema e o lançamento do livro Panorama Quilombola.

O Unicamp Afro é o evento da Universidade que marca as discussões sobre a população negra no país. No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data foi idealizada por Oliveira Silveira, poeta, professor e um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia ativistas ligados à cultura afro-brasileira.

Gilberto Sobrinho e a diretora executiva de Direitos Humanos Silvia Santiago: foco no pensamento intelectual e artístico
Diretor adjunto da DeDH Gilberto Sobrinho e a diretora executiva da DeDH Silvia Santiago: programação com foco no pensamento intelectual e artístico

A programação do Unicamp Afro, neste ano, engloba a Mostra Raoul Peck, organizada pela DeDH. Durante os dias 16, 17 e 18 de novembro, serão exibidas produções do cineasta, como Eu não sou seu negro e Extermine todos os Brutos.

Palestras com Raoul Peck também integram o evento (confira toda a programação abaixo). No dia 23 de novembro, às 15h, haverá uma conversa com ele no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). "Neste ano, há um foco no pensamento intelectual e artístico e uma característica de realizar atividades concentradas que possam ter maior impacto”, aponta o diretor adjunto da DeDH, Gilberto Sobrinho.

Finalizando o mês, ocorre o lançamento do livro Panorama Quilombola, que resulta de parceria entre o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-americanos e o Afro-Cebrap. A publicação aborda a cobertura da mídia sobre o impacto da covid-19 sobre a população quilombola e o seu acesso à educação e à justiça.

“Na pandemia, as mortes foram localizadas principalmente entre a população mais pobre e, logo, entre a população negra. Buscar esses dois produtores de reflexões sobre o que é e como vive essa população da diáspora foi uma oportunidade para nós”, aponta Silvia Santiago, diretora da DeDH.

“A política de cotas e o ingresso de um número maior de pessoas negras na comunidade acadêmica tem movimentado muito a universidade. Temos sido provocados a ajudar a comunidade na discussão de como essa diversidade pode ser incorporada. Nesse momento, temos uma tarefa muito grande em relação a essas discussões nas diferentes unidades da universidade”, conclui.

“Lembrar, lembrar e lembrar que vidas negras importam”. Leia aqui o artigo de Silvia Maria Santiago, diretora executiva de Direitos Humanos.

Programação Unicamp Afro (por motivo de doença o filósofo Achille Mbembe que constava da programação inicial não participará das atividades)

Mostra Raoul Peck

Local: Auditório FCM

10h - Primeiro episódio: The Disturbing Confidence of Ignorance (2021)