Unicamp Afro recebe cineasta Raoul Peck

Autor
Edição de imagem

O cineasta haitiano Raoul Peck estará na Unicamp para as atividades do Unicamp Afro, evento dedicado à Consciência Negra. Entre os dias 22 e 25 de novembro, ele realiza palestras e participa da plenária da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (Cader) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH). Na programação do Unicamp Afro, está prevista também uma mostra de cinema e o lançamento do livro Panorama Quilombola.

O Unicamp Afro é o evento da Universidade que marca as discussões sobre a população negra no país. No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data foi idealizada por Oliveira Silveira, poeta, professor e um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia ativistas ligados à cultura afro-brasileira.

Gilberto Sobrinho e a diretora executiva de Direitos Humanos Silvia Santiago: foco no pensamento intelectual e artístico
Diretor adjunto da DeDH Gilberto Sobrinho e a diretora executiva da DeDH Silvia Santiago: programação com foco no pensamento intelectual e artístico

A programação do Unicamp Afro, neste ano, engloba a Mostra Raoul Peck, organizada pela DeDH. Durante os dias 16, 17 e 18 de novembro, serão exibidas produções do cineasta, como Eu não sou seu negro e Extermine todos os Brutos.

Palestras com Raoul Peck também integram o evento (confira toda a programação abaixo). No dia 23 de novembro, às 15h, haverá uma conversa com ele no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). "Neste ano, há um foco no pensamento intelectual e artístico e uma característica de realizar atividades concentradas que possam ter maior impacto”, aponta o diretor adjunto da DeDH, Gilberto Sobrinho.

Finalizando o mês, ocorre o lançamento do livro Panorama Quilombola, que resulta de parceria entre o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-americanos e o Afro-Cebrap. A publicação aborda a cobertura da mídia sobre o impacto da covid-19 sobre a população quilombola e o seu acesso à educação e à justiça.

“Na pandemia, as mortes foram localizadas principalmente entre a população mais pobre e, logo, entre a população negra. Buscar esses dois produtores de reflexões sobre o que é e como vive essa população da diáspora foi uma oportunidade para nós”, aponta Silvia Santiago, diretora da DeDH.

“A política de cotas e o ingresso de um número maior de pessoas negras na comunidade acadêmica tem movimentado muito a universidade. Temos sido provocados a ajudar a comunidade na discussão de como essa diversidade pode ser incorporada. Nesse momento, temos uma tarefa muito grande em relação a essas discussões nas diferentes unidades da universidade”, conclui.

“Lembrar, lembrar e lembrar que vidas negras importam”. Leia aqui o artigo de Silvia Maria Santiago, diretora executiva de Direitos Humanos.

Programação Unicamp Afro (por motivo de doença o filósofo Achille Mbembe que constava da programação inicial não participará das atividades)

Mostra Raoul Peck

Local: Auditório FCM

16/11

10h - Primeiro episódio: The Disturbing Confidence of Ignorance (2021)

Segundo episódio: Who the F*** is Columbus? (2021)

14h - Terceiro episódio: Killing at a Distance or... How I Thoroughly

Enjoyed the Outing (2021)

Quarto episódio: The Bright Colors of Fascism (2021)

17/11

14h - Fatal Assistance

16h - Eu não sou seu negro

18/11

14h - Lumumba, a morte do profeta

16h - O jovem Karl Marx

22/11

10h - Primeiro episódio: The Disturbing Confidence of Ignorance (2021)

Segundo episódio: Who the F*** is Columbus? (2021)

14h - Terceiro episódio: Killing at a Distance or... How I Thoroughly

Enjoyed the Outing (2021)

Quarto episódio: The Bright Colors of Fascism (2021)

23/11

14h - Lumumba, a morte do profeta

16h- O jovem Karl Marx

24/11

14h - O jovem Karl Marx

16h - Fatal Assistance

25/11

14h - Lumumba, a morte do profeta

16h - Eu não sou seu negro

Atividades Raoul Peck 

22/11

Local: Instituto de Computação

14h - Palestra Raoul Peck

23/11

Local: Auditório FCM

15h- Conversa com Raoul Peck

 

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Foto de grafite colorido em muro de concreto que traz 3 pessoas. A primeira, à esquerda, imagem frontal do rosto e busto de mulher com cabelos amarelos e marrons, que usa bandana branca. Ao centro, imagem em perfil de jovem agachado, voltado à esquerda da foto, que usa camisa branca com riscos coloridos. Na última, imagem frontal de pessoa, do pescoço para baixo, que usa roupa branca, colar de contas vermelhas e pretas e toca instrumento de percussão. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Publicação é uma parceria inédita entre editoras da PUC Campinas e Unicamp; lançamento ocorre em 30 de novembro

As aquisições ampliam a capacidade de oferta de conteúdos de qualidade para a comunidade 

Comitiva liderada pelo reitor Antonio Meirelles esteve no Reino Unido para reforçar a imagem da Universidade e aprofundar as parcerias já existentes

Cultura & Sociedade

Movimento global em prol de doações ocorre no dia 29 de novembro, próxima terça-feira

O grupo coordenado pela professora Elizabeth Bilsland, do Instituto de Biologia, contou com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura