Saúde mental é o tema do projeto vencedor do Inova Jovem 2022

A equipe Psicopatolog, composta por cinco alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), trouxe a saúde mental como tema do seu projeto e levou para a casa a grande vitória na final do Inova Jovem 2022, organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O evento aconteceu na última quinta-feira (27) e reuniu 459 pessoas online.

Assista a gravação da final.

O projeto dos alunos Enzo Torresendi, Karen Kuga, Pedro Quintans, Pedro Marchi e Vinícius Laureano consiste em um aplicativo de inteligência artificial para apoiar profissionais que atuam na área de psicologia.

A ferramenta, que está em fase de validação, analisa as expressões faciais de pacientes durante sessões de terapia, gerando diversos dados e gráficos para o entendimento das emoções e comparativos com os resultados do Self-Reporting Questionnaire, um teste desenvolvido pela OMS para avaliação de sofrimento mental.

A 9ª edição do programa, que recebe o título de maior competição de empreendedorismo para jovens do ensino médio e técnico do país, seguiu o formato online dos dois anos anteriores a fim de aumentar a abrangência nacional. O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, apresentou os dados gerais da competição e comemorou os resultados obtidos em 2022.

Esse ano tivemos 566 participantes inscritos, divididos em 133 times de 7 estados do Brasil mais o Distrito Federal, com cerca de 100 escolas diferentes de 73 cidades. Se contabilizarmos, não temos duas escolas por cidade em média, então é uma competição muito espalhada. Isso nos enche de orgulho, ver que estamos afetando um público além da nossa região”, afirma Lopes.

A banca avaliadora da edição de 2022 foi composta por Fábio Pagani, empreendedor em série, Rafael Davini, fundador e CEO da FNO, e Roseane Ramos, fundadora e CEO da Match It e nova presidente do grupo Unicamp Ventures.

As seis equipes finalistas que apresentaram seus pitches para a banca avaliadora e para o público presente também concorreram em outra categoria, a do Voto Popular. Essa categoria foi escolhida pelos participantes online que avaliaram as apresentações dos times, consagrando a equipe Política Fácil, da escola Poliedro, como vencedora.

Categoria Voto Popular

A estudante Sofia Sanchez, do Colégio Poliedro, de Campinas, apresentou o pitch do projeto da equipe Política Fácil e venceu no voto popular como melhor apresentação. A equipe também é formada pelas alunas Amanda Garcia, Helena Blandy, Júlia de Oliveira e Marina Pedro, todas do Poliedro de Campinas.

A equipe trouxe uma proposta de gamificação para acesso a informações imparciais e atualizadas sobre atores políticos do país. A plataforma Política Fácil tem como objetivo concentrar informações filtradas num mesmo local, para reduzir o cenário de polarização e de notícias falsas, e busca incentivar jovens de 12 a 21 anos a conhecerem as propostas e pautas dos políticos de suas regiões, em uma linguagem direcionada a esse público-alvo.

Programa Inova Jovem

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp como uma competição de empreendedorismo de impacto social, que busca capacitar alunos de colégios técnicos e do ensino médio regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. O objetivo da competição é difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios.

Patrocinam a edição de 2022: Poliedro Educação e NewCastle Idiomas.

São apoiadores do programa: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Comvest, Unicamp Vestibular, Samsung Ocean e Liga Empreendedora da Unicamp

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O evento final da competição reuniu 459 pessoas no formato online

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos

Evento começou esta semana no Instituto de Computação e conta com aulas teóricas, simulados e palestras com patrocinadores