Unicamp divulga os finalistas ao Prêmio Empreendedor(a) 2022

A Agência de Inovação Inova Unicamp e o grupo de empreendedores Unicamp Ventures divulgaram a lista dos empreendedores que se destacaram em quatro categorias do Prêmio Empreendedor da Unicamp e seguem na disputa pelo título de Empreendedor(a) do Ano 2022. O resultado será anunciado no 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, que acontecerá no dia 20 de outubro, às 16 horas, no Auditório IC3-3 Unicamp).

Faça sua inscrição.

Os vencedores das categorias de Impacto Social, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up) irão realizar, durante o principal evento de conexão entre as empresas-filhas, os seus pitches, breves apresentações sobre os casos submetidos pela empresa, e receberão os troféus de suas categorias. Entre os finalistas da sexta edição do concurso, que prestigia boas iniciativas e homenageia o talento de egressos da Universidade, estão lideranças de empresas-filhas da Unicamp que atuam nos setores de educação, tributário, saúde e análises biológicas.

Além da projeção no ecossistema empreendedor da Universidade como referência em sua área de atuação, a pessoa que vencer como Empreendedor(a) do Ano receberá para sua empresa uma consultoria jurídica (30h), que pode ser escolhida nas áreas: Societário, Tributário, Contratos e Negociações, oferecida pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting. O ganhador ou ganhadora também será convidado a participar do Podcast Unicamp Ventures, para contar sua trajetória empreendedora em um programa de 30 minutos dedicado ao tema, e levará para casa um segundo troféu.

Conheça os finalistas a Empreendedor(a) do Ano da Unicamp 2022:

Impacto socioambiental: IncentivMe

Thais Lopes Nicolau é a vencedora na categoria Impacto Social. A sócia-fundadora da IncentivMe participou diretamente da implementação da estratégia e metodologia pioneiras da startup de inovação tributária. A empresa-filha da Unicamp conduziu o processo seletivo e a curadoria de mais de 400 projetos de investimento social, viabilizando 175 milhões de reais nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente. Os projetos impactaram mais de 1 milhão de vidas, buscando resolver problemas coletivos por meio da tributação inteligente, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Inovação: Lenscope

Na categoria Inovação, Makoto Ikegame foi o vencedor. Ele está à frente da empresa-filha da Unicamp Lenscope. A healthtech desenvolveu a tecnologia que torna possível a tomada de medidas para montagem de lentes para óculos a partir de qualquer dispositivo móvel (celulares e tablets), de forma remota e sem necessidade de intervenção ou validação humana. O sistema permite oferecer produtos até 70% mais baratos que as alternativas tradicionais, democratizando o acesso a lentes corretivas. A empresa também compartilha informações para a saúde dos olhos, sendo reconhecida pela qualidade dos conteúdos.

Liderança feminina: Instituto da Cerveja do Brasil

Já na categoria Liderança Feminina, Kathia Zanatta levou o troféu. A mestre cervejeira e sommelière de cerveja é cofundadora do Instituto da Cerveja do Brasil (ICB), primeira e maior escola de formação de sommeliers de cerveja no país e uma das três maiores do mundo em número de alunos. Iniciada em 2010, quando o mercado das cervejas artesanais no Brasil era bem pequeno, com cerca de 100 cervejarias, essa empresa-filha da Unicamp, liderada por Kathia, inspirou muitas mulheres a entrarem no ramo cervejeiro. No total, 15 mil alunos foram capacitados em todo o Brasil e participam do crescimento do setor.

Maior crescimento: FoxES

Guilherme Borelli foi o vencedor na categoria Maior Crescimento (Scale-up). Ele é sócio-fundador da FoxES, startup do grupo Gene Solux, ambas empresas-filhas da Unicamp. A startup atua com análises clínicas baseadas em técnicas de Biologia Molecular e iniciou os trabalhos atendendo ao setor de usinas de etanol, tendo ampliado seu portfólio desde 2018, ano de fundação. A empresa viu o faturamento saltar durante a pandemia, ao ingressar no ramo de análises clínicas humanas. Sob a liderança de Guilherme e com mais de 300 mil exames realizados, a FoxES registra um crescimento acumulado de 257 vezes nos últimos quatro anos.

Sobre o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é um importante evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. Em 2017, foi lançado o Prêmio Empreendedor da Unicamp, tendo sido incorporado ao evento desde então. No ano passado, a competição ganhou uma nova categoria para reconhecer e estimular a atuação das Lideranças Femininas nas empresas-filhas da Unicamp.

A 17ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontece no próximo dia 20 de outubro (quinta-feira), a partir das 16h, no Auditório IC3-3 Unicamp. No evento, também serão divulgados os novos números das empresas-filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A participação no encontro é gratuita aos interessados mediante inscrição, com vagas limitadas. Mais informações aqui!

ORGANIZAÇÃO: UnicampInova Unicamp Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Alcance InnovationCI&T, ClarkeModet, FM2SHealthbitiFoodIC UnicampMateraVia Consulting e 3M

Entre os finalistas estão lideranças de empresas-filhas da Unicamp que atuam nos setores de educação, tributário, saúde e análises biológicas