Jose Mario Martinez recebe prêmio Su Buchin de entidade internacional

Autoria
Edição de imagem

O professor Jose Mario Martinez Perez, do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, recebeu o prêmio Su Buchin do Conselho Internacional de Matemática Industrial e Aplicada (ICIAM), concedido a cada quatro anos a matemáticos com atuação destacada na educação, na pesquisa e na promoção do desenvolvimento de países em desenvolvimento. É a primeira vez que um matemático latino-americano é agraciado. A cerimônia de premiação será em Tóquio, em agosto de 2023, durante o Congresso do ICIAM.

“Me senti muito feliz e também surpreso pelo escopo do prêmio. Não se trata apenas de contribuições em matemática, matemática aplicada ou industrial, mas também de contribuições à educação, que é uma área com a qual me sinto bastante envolvido, e a países em desenvolvimento. Sou categoricamente latino-americano, tenho paixão pelo desenvolvimento da nossa região, que vai cumprir um papel importante no mundo de agora em diante, se é que vamos ter mundo”, afirma Martinez.

Docente desde 1978 na Unicamp, o professor é titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi fundador do Grupo de Pesquisa em Métodos Computacionais de Otimização e em 2019 recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp. Também teve participação na criação do atual Laboratório de Matemática Aplicada e do Laboratório de Otimização Contínua. Apesar de aposentado, Martinez segue desenvolvendo atividades na Universidade e em outros espaços de ensino e pesquisa.

Jose Mario Martinez ao receber o título de professor emérito da Unicamp
Jose Mario Martinez ao receber o título de professor emérito da Unicamp 

O professor destaca que atualmente está envolvido no Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (Criab), criado após o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa Vale em Brumadinho, rompimento esse que provocou mais de 260 mortes. “Neste momento, a participação nesse projeto é minha atividade científica mais proeminente e estou muito interessado que vá para a frente porque tem uma importância social, nacional e latino-americana”, avalia.

Além disso, no âmbito da educação, Martinez participa da Escola de Ciência do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) Ilum. A Ilum foi criada neste ano e é uma escola de ensino superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação. “Fui chamado para assessorar em tudo o que se refere à metodologia de ensino em matemática, tentando implementar métodos de ensino ativos, com participação intensa dos estudantes”, explica.

Em sua trajetória, o acadêmico já orientou 38 dissertações de mestrado e 47 teses de doutorado. Uma delas ganhou o Grande Prêmio Capes em 2010. “Essa foi a primeira e única vez, por enquanto, que o grande prêmio foi concedido a uma tese de matemática. Mas acredito que todos os trabalhos que orientei são de boa qualidade e todos os meus alunos estão empregados.”

No anúncio da premiação, o ICIAM destaca a atuação de Martinez. “[...] é um pesquisador excepcional com inúmeras contribuições para a matemática aplicada e um professor exemplar, cujos esforços motivaram inúmeros alunos. [...] Suas contribuições representam avanços notáveis ​​para resolver problemas de otimização em larga escala por meio de algoritmos e software publicados, juntamente com um profundo envolvimento em uma ampla gama de aplicações. O trabalho de Jose Mario Martinez Perez foi fundamental no desenvolvimento da pesquisa em matemática aplicada na América Latina.”

Saiba mais sobre a trajetória de Jose Mario Martinez em:

José Mario Martínez, Professor Emérito, conta sua trajetória marcada pelo fascismo

Imagem de capa
Docente desde 1978 na Unicamp, Jose Mario Martinez é titular da Academia Brasileira de Ciências

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A Universidade, que lidera o esforço colaborativo no Brasil, se comprometeu com o fornecimento de componentes para um dos detectores de neutrinos instalados nos Estados Unidos

Entidade analisou 34 universidades brasileiras de um total de 1.403 do mundo todo

No total, foram apresentados 204 trabalhos desenvolvidos pelos servidores técnicos-administrativos das três universidades estaduais paulistas, sendo que 75 eram de funcionários da Unicamp

Cultura & Sociedade

A atividade consistiu em explorar fissuras de rocha do lençol freático em busca de água

Vinculado ao Campus Sustentável e ao Centro Paulista de Estudos de Transição Energética, projeto de extensão será incorporado pela Proec em 2024