Unicamp prorroga inscrições para o Vestibular 2023 até 8 de setembro

Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai prorrogar as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023, que terminariam nesta sexta-feira (2/9). As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2023/. A taxa de inscrição, no valor de 192,00 reais, poderá ser paga até dia 9 de setembro. Os candidatos contemplados com a isenção da taxa deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto. A Comvest decidiu prorrogar o prazo final para que, com alguns dias a mais, os estudantes interessados possam aproveitar o feriado da próxima semana para realizar a inscrição.

Cerca de 80% das vagas da Universidade – isto é, 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos – serão preenchidas por meio do Vestibular Unicamp 2023. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e as demais etapas. Uma das novidades desta edição é que a realização da segunda fase do Vestibular será antecipada de janeiro de 2023 para dezembro de 2022, assim, as duas etapas de aplicação do Vestibular serão realizadas ainda este ano.

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2023 está disponível no site da Comvest.

Este ano, outra novidade é a inscrição antecipada de candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.  

Cidades

No estado de São Paulo, a primeira fase será aplicada em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Calendário Vestibular Unicamp 2023

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 1/8 a 8/9/2022 (pagamento até 9/9)

Provas de Habilidades Específicas - Música: 19 a 30/9/20221

1ª fase: 6/11/2022

Divulgação dos aprovados para a 2ª fase: 3/12/2022

2ª fase: 11 e 12/12/2022

Provas de Habilidades Específicas: 4 a 6/1/2023

Divulgação da primeira chamada: 6/2/2023

Matrícula online da primeira chamada: 7, 8 e 9/2/2023

*O calendário completo está disponível na página da Comvest.

Matéria originalmente publicada no site da Comvest. 

Imagem de capa
A taxa de inscrição poderá ser paga até dia 9 de setembro

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Obra reúne acervo de Rogério Cerqueira Leite; edição estará disponível para venda em breve nos sites das editoras

O papel do rap e da educação na busca pela superação do racismo e da violência foi um dos temas debatidos

Foram aprovados os itens: “Prêmio Tese Destaque", a prorrogação da licença paternidade para servidores e recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)

Cultura & Sociedade

Fruto de parceria com jovens indígenas do país, obra “Still I Rise” traz relatos de experiências de impacto para o empoderamento de povos originários

O Instituto de Geociências recebeu 175 finalistas, distribuídos em 58 equipes; a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra contemplou 17 estudantes cada uma