Em visita à Unicamp presidente da Câmara de Valinhos discute Agenda 2030

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu nesta quinta-feira (18) o vereador e presidente da Câmara Muncipal de Valinhos, Franklin Duarte de Lima (PSDB), para uma discussão em torno da Agenda 2030 da ONU o plano global que definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem cumpridos nos próximos oito anos.

O vereador apresentou ao reitor detalhes do "Fórum Valinhos 2030", uma série de debates organizados pela Câmara Municipal da cidade e previstos para ocorrerem até novembro. No Fórum estão sendo discutidos os esforços feitos pela cidade para atingir aqueles objetivos. De acordo com o vereador, o objetivo do Fórum é a elaboração de uma carta que possa servir como orientação para o atual e para os próximos gestores da cidade.

##
O vereador Franklin Duarte ( à direita) apresentou ao reitor Antonio Meirelles detalhes do "Fórum Valinhos 2030", uma série de debates organizados pela Câmara Municipal da cidade e previstos para ocorrerem até novembro

Lima disse que gostaria de ver especialistas da Unicamp participando dos debates e sugeriu a possibilidade de firmar algum tipo de acordo para que a Universidade pudesse auxiliar na elaboração ou implementação de eventuais programas voltados para a economia verde. Segundo o vereador, a Unicamp pode exercer um papel fundamental ao apoiar o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis.

"Primeiro, pela credibilidade de que (a Universidade) dispõe. Depois, (a Unicamp) pode ajudar por intermédio da ciência e das pesquisas que realiza. Por isso, viemos pedir socorro, buscar alternativas que a Unicamp possa nos oferecer", disse o presidente da casa legislativa.

O reitor afirmou que a Universidade tem todo o interesse em participar de programas e projetos que possam gerar impactos positivos na sociedade e citou exemplos de cooperação com a Agemcamp, a agência de desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A Universidade participa, por exemplo, da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região.

Meirelles disse que a Unicamp "está muito entusiasmada" com a possibilidade "de construir ações concretas em conjunto" com as cidades da região. "Só precisamos verificar quais são as melhores possibilidades", afirmou.

Durante encontro o reitor afirmou que a Universidade tem todo o interesse em participar de programas e projetos que possam gerar impactos positivos na sociedade
Durante encontro o reitor afirmou que a Universidade tem todo o interesse em participar de programas e projetos que possam gerar impactos positivos na sociedade

O reitor lembrou ainda que a Unicamp trabalha pela curricularização da extensão mecanismo pelo qual o ciclo de formação dos estudantes de graduação inclui a participação em programas práticos. A ideia, segundo ele, é que parte da formação seja feita em projetos de extensão.

O professor Roberto Donato, assessor do Gabinete da Reitoria, também participou do encontro.