Programação da UPA 2022 já está disponível para consulta

Acesse aos vídeos produzidos para a Unicamp Portas Abertas 2022. 

Já estão disponíveis para consulta as atividades programadas para a 17ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas, a UPA 2022. Ao longo de todo o dia 27 de agosto, faculdades, institutos e outras unidades da Unicamp recebem alunos do Ensino Médio, pré-vestibular e demais interessados em conhecer os espaços onde a vida universitária acontece. As visitas guiadas, palestras e atividades têm início às 8h. Você pode conferir a relação em upa.unicamp.br na aba “programação”.

foto mostra estudantes visitando um laboratório de medicina com um boneco deitado em cama hospitalar
Estudantes podem conhecer laboratórios e espaços onde a vida universitária da Unicamp acontece 

Os visitantes poderão visitar laboratórios, oficinas e auditórios e conferir o funcionamento de equipamentos e recursos utilizados em pesquisas e experimentos científicos. Haverá também demonstrações de experiências e de práticas profissionais. As unidades também oferecem palestras e rodas de conversa sobre a estrutura curricular dos cursos de graduação, atuação profissional e temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento. Durante as atividades, os estudantes poderão conversar, trocar experiências e tirar dúvidas com professores, alunos e profissionais egressos da Unicamp. 

Será possível conhecer as entidades e associações estudantis das unidades, como os centros acadêmicos, atléticas e empresas juniores. Haverá também atividades lúdicas, como jogos e oficinas. Será possível ainda conhecer órgãos e serviços importantes para a vida universitária, como a Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e obter informações sobre o Vestibular Unicamp com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). 

Nas rotas da ciência

foto mostra alunos em fila em frente a uma barraca com faixa indicando "rota 1"
Para facilitar o deslocamento no campus da Unicamp, visitas às faculdades e institutos são organizadas em rotas

Para facilitar a visita a todo o campus de Barão Geraldo, a UPA contará com ônibus que percorrerão quatro rotas, de forma a abranger todos os cursos e unidades. Aos que preferirem aproveitar as árvores do campus e os espaços abertos da Unicamp, haverá uma quinta rota, a pé. Monitores acompanharão os visitantes e poderão tirar as dúvidas que surgirem ao longo dos percursos. O mapa com as rotas e outros detalhes estarão disponíveis em breve nos canais de comunicação da Unicamp. 

Todo o campus contará com sinalização especial e mapas de localização estarão distribuídos pelos espaços. Os visitantes também poderão se orientar por meio do aplicativo “Unicamp de Portas Abertas”, disponível para download na App Store, para usuários iOS, e na Play Store, para quem utiliza Android. 

imagens mostram capturas de tela do aplicativo da upa
Aplicativo da UPA oferece recursos como acesso ao Portal Unicamp, consulta à programação e contatos de emergência. Também é possível gerar rotas no campus para visitar as unidades

#VemPraUPA

As inscrições para as escolas já estão encerradas por conta da limitação de espaço para recepção e estacionamento de ônibus e vans. O evento ocorre no dia 27 de agosto, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Para dúvidas e informações, visite o site da UPA - upa.unicamp.br, ou entre em contato pelo telefone/whatsapp (19) 3521-2121 ou pelo e-mail upa@unicamp.br.

Imagem de capa

foto mostra alunos vestindo uniformes azuis fazendo brincadeiras para uma câmera
Faculdades e institutos da Unicamp realizam atividades durante todo o dia do evento