Professor da FOP recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Helsinque

O professor Ricardo Della Coletta, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Helsinque, na Finlândia, em cerimônia que ocorreu no dia 10 de junho. O docente da FOP foi o único representante da América Latina entre dez doutores, de diferentes áreas. Foi também o primeiro brasileiro a receber a honraria na história da Universidade de Helsinque.

A premiação foi instituída em 1832 e ocorre a cada cinco anos. Em sua 15a edição, ela saudou recém-doutores formados no período e comemorou o jubileu de ouro dos agraciados com a honraria, além de outorgá-la a novos cientistas.

A cerimônia de entrega do título de Professor Honoris Causa a Ricardo Della Coletta ocorreu no dia 10 de junho, no The Great Hall of the University Collegium

A Universidade de Helsinque,  principal e mais antiga universidade da Finlândia, internacionalmente reconhecida por sua liderança em ensino e pesquisa, foi originalmente fundada na cidade de Turku, em 1640, então parte do Império Sueco, como "Real Academia de Turku". Em 1829, foi estabelecida em Helsinque.

Para o professor Coletta, o título representa  o reconhecimento de seu trabalho. “Identificaram em minhas pesquisas uma contribuição  para o avanço do conhecimento sobre o câncer oral. A honraria é um estímulo para continuar contribuindo com a ciência, mesmo enfrentando dificuldades”, disse.

A escolha do docente se deu principalmente em razão de sua  colaboração, nos últimos dez anos, com pesquisadores finlandeses no desenvolvimento de vários projetos. Ele foi coautor de inúmeros artigos citados em importantes revistas científicas e desenvolve pesquisas na área de biologia do câncer oral, particularmente quanto ao seu contexto genético e molecular, sua progressão e prognóstico do paciente.

Matéria original publicada no site da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Ricardo Della Coletta, do Departamento de Diagnóstico Oral, é o primeiro brasileiro a receber a honraria na história da Universidade

Comunidade Interna