Unicamp recebe prêmio de excelência em pesquisa

##

A Unicamp foi premiada na categoria “Geração de Patentes" do Clarivate Research Excellence Awards, situando-se entre as três universidades públicas brasileiras mais inovadoras. A premiação avalia o volume de atividade inventiva e a promoção da proteção da propriedade intelectual. Segundo o ranking, nos últimos vinte anos, a Unicamp registrou o segundo maior número de invenções publicadas e concedidas pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), ao lado da UFMG e da USP.

A análise foi divulgada no evento “Sustentabilidade, qualidade e inovação da produção científica no Brasil”, realizado com apoio do Portal de Periódicos da Capes, no dia 9 de junho. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, expôs, na ocasião, as maneiras pelas quais a inovação e a sustentabilidade podem caminhar juntas para garantir um futuro promissor, por meio de uma produção científica de qualidade.

“Temos conseguido levar esse conhecimento protegido à sociedade, com a geração de negócios de base tecnológica. Isso é fruto de uma cultura instituída nas últimas duas décadas, com o incentivo para que os docentes olhem para o impacto social de suas pesquisas”, afirmou Frattini.

A instância responsável pela gestão do Portfólio de Patentes da Universidade é a Agência de Inovação Inova Unicamp, que atua no apoio ao registro, identificação de oportunidades e promoção de atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento sustentado.

Segundo o último relatório da Inova Unicamp, a Universidade tem 1276 proteções entre patentes depositadas e concedidas. Só no ano passado, 129 delas foram concedidas pelo INPI, assegurando o direito de prioridade da Universidade.

Evolução dos licenciamentos de patentes da Unicamp nos últimos anos
Evolução dos licenciamentos de patentes da Unicamp nos últimos anos.

“Essa é uma pequena parte da produção científica desenvolvida na Unicamp, que, ao ser licenciada, se reverte em ganhos financeiros reinvestidos na Universidade. Uma parte é destinada aos inventores para a continuidade desse ciclo”, disse a diretora-executiva.

Frattini destacou o número de licenciamentos de tecnologias firmados em 2021. Foram 30 contratos, envolvendo mais de 80 pesquisadores, incluindo as licenças gratuitas para instituições públicas e hospitais.

A Unicamp também acumula 65 spin-offs - empresas nascidas a partir de conhecimentos e tecnologias da Unicamp - nos últimos 20 anos. Só no ano passado, foram criadas sete. “Seja por meio da transferência de tecnologia ou pela criação de startups de base tecnológica, estamos colhendo bons frutos a partir das nossas pesquisas”, concluiu Frattini.

O Clarivate Research Excellence Awards é uma iniciativa da Clarivate Analytics, empresa especializada em análises no campo da propriedade intelectual