Audiodescrição: imagem colorida, ao fundo floresta Amazônia margeada por rio, em camada acima um recorte do mapa do Vale do Javari e os dizeres: OESTE SEM LEI. Unicamp no Vale do Javari

Equipe da Unicamp produz série de reportagens no Vale do Javari

Autoria
Edição de imagem

Violação de direitos humanos, exploração ilegal das terras indígenas e constantes ameaças à vida. Esse é o contexto do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Bruno e Dom foram à região denunciar os ataques ao bioma, aos povos indígenas e às comunidades tradicionais.

A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp enviou uma equipe de reportagem ao local para acompanhar a busca e produzir a série Oeste sem lei. As ameaças constantes aos direitos sociais e coletivos, expressa pelas circunstâncias do desaparecimento de Dom e Bruno, suscitam medidas urgentes e expõem a gravidade da situação política, social e ambiental do país. Nos últimos anos, intensificaram-se os conflitos socioambientais ligados à fragilização de políticas ambientais e dos direitos dos povos originários.

A série Oeste sem lei, que estreia na segunda-feira (13), será produzida pelos repórteres Liana Coll (textos) e Antonio Scarpinetti (fotos) e irá apresentar  um panorama sobre esse cenário. As matérias serão publicadas no Portal da Unicamp, situando o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira no contexto dos conflitos na Terra Indígena Vale do Javari. Território com a maior concentração de indígenas isolados do mundo, a região convive com o narcotráfico e com grupos ilegais de madeireiros, garimpeiros, caçadores, entre outros. 

O trabalho irá abordar as principais ameaças às comunidades originárias, as consequências da degradação ambiental no território amazônico e a situação do desmonte das políticas ambientais e indigenistas.

Imagem de capa
audiodescrição: imagem de cena amazônica: região é palco de ataques às comunidades originárias e de desmonte de políticas ambientais e indigenistas (Foto: Antonio Scarpinetti)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa