Fundo Patronos reconecta seus doadores com a Universidade no 1° Juntos pela Unicamp

O Fundo Patrimonial Patronos realizou no último sábado, 28 de maio, o 1° Juntos pela Unicamp. O evento reuniu, na Educorp, doadores do Fundo e membros da diretoria executiva e do conselho de administração do Patronos, contando ainda com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles. O objetivo foi fortalecer a relação entre os envolvidos e dar ainda mais transparência ao impacto das ações do Patronos na Unicamp e na sociedade. “A percepção do potencial de retribuição do Fundo para a Unicamp, a alegria em se reconectar com a universidade e a expectativa quanto ao futuro das ações estiveram presentes o tempo todo e foram, na minha opinião, o ponto alto do evento”, disse Gabriel Simões, Diretor de Captação do Patronos.

Os doadores do Patronos puderam interagir com o reitor Antonio Meirelles, discutindo temas como retenção de talentos, desburocratização e desafios orçamentários da universidade

O encontro começou com as boas-vindas do presidente do Fundo, Tulio Prado, que apresentou uma visão geral dos seus principais avanços e de suas metas. Tulio mostrou que já foram captados R$1,6 milhões de quase 220 doadores e que a meta é chegar a R$4 milhões até o final de 2023. Isso permitirá aportar R$110 mil por ano em projetos e iniciativas na Unicamp. Ele destacou também o impacto sobre cerca de 1800 pessoas gerado pelos primeiros editais do Patronos nos seus 4 pilares de atuação (Ciência, Inovação, Pessoas e Comunidade).

O reitor parabenizou o Fundo Patronos pela organização do evento e pela atuação na Unicamp. Em conversa com os doadores, apresentou uma breve visão histórica da sua carreira e da universidade. Destacou ainda os desafios recentes que a Unicamp tem enfrentado e superado e enfatizou a necessidade de uma conexão ainda maior da universidade com a sociedade. Os doadores do Patronos puderam interagir com o reitor, discutindo temas como retenção de talentos, desburocratização e desafios orçamentários da universidade.

No painel de impacto dirigido pelo Diretor de Editais e Projetos do Patronos, Mathias Strauss, os participantes puderam conhecer de perto o efeito de algumas das iniciativas do Fundo. Estudantes da Unicamp que participaram dos editais Trilha de Carreiras, Jornada da Inovação e Hackathon Covid compartilharam o impacto de tais iniciativas em suas vidas nos âmbitos acadêmico, profissional e pessoal, dando destaque às oportunidades de desenvolvimento oferecidas pelo Fundo. Os responsáveis pelos projetos Meninas SuperCientistas e pelo Cursinho Popular Zilda Arns, que recebem apoio financeiro e capacitação do Patronos por meio do edital Decola Extras, expuseram os principais benefícios  do programa  em sua atuação.

O doador associado do Patronos e co-fundador da Prestus, Alexandre Borin, da turma de Engenharia Elétrica de 1996, encerrou os diálogos do dia comentando o papel dos recursos financeiros na construção de uma sociedade mais justa e o papel que os alumni da Unicamp têm de estenderem as mãos aos que precisam de oportunidades. “O Patronos deseja que nenhuma oportunidade seja desperdiçada. Reforçar essa missão aos doadores e mostrar que estamos caminhando juntos fez do evento um sucesso”, destacou Victor Liu, que esteve à frente da equipe organizadora  do 1° Juntos pela Unicamp.

1° Juntos pela Unicamp reuniu doadores do Fundo Patronos na Universidade
Evento Juntos pela Unicamp reuniu doadores do Fundo Patronos na Universidade

Os participantes fizeram ainda uma visita à oficina da Equipe Unicamp Baja SAE, na Faculdade de Engenharia Mecânica, para conhecer os avanços do Projeto Júpiter. Daí sairá o primeiro carro Baja SAE movido a células a combustível de hidrogênio do mundo. A equipe recebe recursos financeiros, capacitação e apoio de mentores do Patronos para o desenvolvimento do projeto.

Sobre o Fundo Patronos

A Associação Fundo Patrimonial Patronos é uma instituição independente, sem fins lucrativos, organizada por alunos e ex-alunos da Unicamp que acreditam no poder transformador da educação, movidos pelo desejo de integrar pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelas contribuições da Universidade. O Fundo Patrimonial Patronos conta atualmente com quase 220 doadores e acumula um patrimônio de cerca de R$1,65 milhão. A entidade é composta por mais de 60 voluntários, responsáveis pela gestão e operação dos projetos e da associação. Mais informações sobre o Patronos podem ser encontradas em patronos.org.

Já foram captados R$1,6 milhões de quase 220 doadores e a meta é chegar a R$4 milhões até o final de 2023

Comunidade Interna