Reitor da Unicamp recebe homenagem por ações em favor da inclusão e valorização do negro

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, entre os reitores da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles (esq) e da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu a Medalha de Mérito Cívico Afro Brasileiro pelas iniciativas da Universidade contra o racismo e em favor da inclusão e da valorização do negro na sociedade.

A  distinção foi entregue a outras 13 personalidades na última sexta-feira (13) pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente. No dia 13 comemorou-se o 134º aniversário da Abolição da Escravatura.

Além de Meirelles, receberam a homenagem o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, e as Secretárias de Justiça e de Cultura da capital paulista, Eunice Prudente e Aline Morais.

Foram também agraciadas a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da Unifesp, Luciana Alves, e a Coordenadora de diversidade e pertencimento da USP, Adriana Alves.

De acordo com o reitor  da Zumbi de Palmares, “o combate ao racismo estrutural que persiste no Brasil também depende da devida homenagem a pessoas e instituições que entendem a injustiça que se comete contra os negros neste país, e que estão sempre prontos a lutar contra a discriminação racial”.

A Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro é uma outorga oferecida pela Afrobras

José Vicente entregou a medalha também à presidente do Instituto Humanitas 360, Patricia Villela Marino; à professora e viúva do fundador do Grupo Unip/Objetivo, Sandra Miessa, e ao jurista, professor e ex-presidente do Procon, Fernando Capez.

Outros homenageados foram o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite, o desembargador Guaraci Vianna e o presidente da ABCFAV (Associação Brasileira de Curso de Aperfeiçoamento de Vigilantes), Ricardo Correa.

A Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro é uma honraria oferecida pela Afrobras, organização não governamental que reúne intelectuais, autoridades e personalidades, negras ou não, para trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos negros brasileiros, da qual o reitor José Vicente é presidente de honra. O evento foi  realizado na sede da instituição de ensino superior, situada na Avenida Presidente Castello Branco, 94, em São Paulo.

Reitor Antonio Meirelles durante discurso; a distinção foi entregue a outras 13 personalidades na última sexta-feira (13)