Concerto e homenagem a Niza Tank marcam comemorações pelos 20 anos da Casa do Lago

##
Comemoração dos 20 anos da Casa do Lago reuniu autoridades e teve homenagem à cantora lírica Niza Tank

Um concerto da Orquestra Comunitária da Unicamp (OCU) e uma homenagem à cantora lírica Niza Tank, falecida no último domingo, marcaram as comemorações pelo 20º aniversário do Espaço Cultural Casa do Lago na noite de segunda-feira (25).

Vinculada à diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Casa do Lago nasceu com a missão de estimular as mais diversas linguagens e tendências artísticas. Há duas décadas, ela acolhe espetáculos gratuitos de teatro, dança e música. Abriga também  mostras de cinema, exposições de artes visuais, oficinas culturais, lançamentos de livros, rodas de conversa, seminários e debates.

Pró-Reitor e Extensão e Cultura (Proec), Fernando Coelho.
Pró-Reitor de Extensão e Cultura (Proec), Fernando Coelho.

“Enche-nos de alegria e esperança que esse aniversário coincida com a retomada das atividades na universidade após a pandemia”, declarou o reitor Antônio José de Almeida Meirelles.

A primeira parte do concerto teve a apresentação da Orquestra de Flautas da Unicamp, sob regência de Sarah Selles. A segunda parte ficou a cargo da Orquestra Comunitária, sob condução do maestro João Stecca.

Na abertura do concerto, Stecca pediu um minuto de silêncio em homenagem a Niza Tank. A artista foi a primeira docente da cadeira de canto do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA). Considerada uma das maiores cantoras líricas do país. Niza se notabilizou pela interpretação de obras de Carlos Gomes.

Coordenadora da Casa do Lago, Silvana Blasio, Avelino Bezerra e coordenadora adjunta de Cultura, Carolina Rodrigues: recordações de uma trajetória

A coordenadora da Casa do Lago, Silvana de Blasio, ressaltou o trabalho realizado pelos antecessores: “Quero homenagear tudo o que foi feito antes. É sempre uma grande alegria estar em um ambiente como esse, que produz e valoriza a cultura”.

O artista Avelino Bezerra, que integrou o grupo fundador da Casa, recordou o início da história. “Fizemos um Salão do Humor elogiado até pelo (cartunista) Ziraldo. Muitos disseram que foi melhor que o de Piracicaba”, lembrou ele, referindo-se ao tradicional festival de humor realizado na cidade paulista. “Em uma só noite, chegamos a ter quatro sessões de cinema”, relembrou.

A coordenadora adjunta de Cultura, Carolina Rodrigues, também deu seu testemunho. “A Casa faz parte de minha trajetória na universidade. Mas faz parte também da história da universidade. Foi e continua sendo um espaço vivo na Unicamp”, avaliou.

Reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles: ambiente de valorização da cultura

O Pró-Reitor e Extensão e Cultura (Proec), Fernando Coelho garantiu que o espaço do Lago voltará a ganhar protagonismo após o longo período de restrições da pandemia. “O compromisso da Proec é fazer a retomada (da Casa) com toda a sua pujança. A gente precisa, e vai, retomar sua potência”, garantiu.

Retomada

Depois de dois anos de isolamento provocado pela pandemia do coronavírus, a Casa do Lago vem retomando suas atividades presenciais neste mês de abril. No último dia 24, por exemplo, foi realizada mais uma edição do “Domingo no Lago”, com um ateliê de pintura com guache sobre papel voltado para crianças. Na sequência, foram apresentados os  espetáculos  "Tóing" (Circo da Silva) e  "A árvore e a aranha" (iteatro - No mundo da Lua).

Ouça a matéria produzida pela Rádio Unicamp.

Confira mais algumas imagens das comemorações dos 20 anos da Casa do Lago.

Comemoração incluiu apresentações da Orquestra de Flautas da Unicamp e da Orquestra Comunitária
Há duas décadas, local acolhe espetáculos gratuitos de teatro, dança e música e também mostras de cinema, exposições, oficinas culturais, lançamentos de livros, seminários e debates.