Campinas é top 3 no Prêmio Nacional de Inovação

“A inovação faz parte da essência da Unicamp”, afirmou seu reitor, professor Antonio José de Almeida Meirelles, ao comentar o destaque do Ecossistema de Inovação de  Campinas como top 3 no Prêmio Nacional de Inovação (PNI). Iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI), o prêmio é atribuído pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A fala foi registrada durante a  assinatura da parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, criando uma rede de apoio entre as instituições.

A escolha do Ecossistema de Inovação de Campinas como um dos melhores do país em práticas de estímulo à inovação e ao empreendedorismo deriva dos seus resultados e da união de mais de 40 atores, apresentados pelo professor Newton Frateschi, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em Campinas em evento na Unicamp.

“Em um ecossistema como o de Campinas, comi mais de 20 Instituições de Ciência e Tecnologia de destaque nacional e internacional, a integração entre os atores é especialmente importante. O sucesso de um deles  reverbera no ecossistema como um todo”, avalia.

Para a diretora-executiva da Inova Unicamp, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por  universidades, aceleradoras, centros de inovação, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), investidores, espaços de coworking, governo municipal e outras entidades de governança. A Unicamp foi destaque como centro de inovação regional devido à integração que a agência promove entre a Universidade e o setor empresarial e ao volume de resultados de negócios com foco em inovação.

“Esse prêmio vem coroar o trabalho pioneiro da Agência de Inovação Inova Unicamp em conjunto com  todos os atores do Ecossistema de Inovação de Campinas. Estamos empenhados em estimular a inovação e o empreendedorismo com atividades que promovam um desenvolvimento socioeconômico sustentável, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse Ana Frattini.

A Inova Unicamp e o ambiente de inovação da Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) responsável pela transferência da tecnologia gerada na Universidade,  por projetos de pesquisa em colaboração com o setor empresarial, promoção da cultura empreendedora, contato com as empresas-filhas da Unicamp e gestão do Parque Científico e Tecnológico.

No Parque, localizado em área de 100 mil metros quadrados urbanizados no campus de Campinas, são mais de 40 empresas hospedadas. Sua gestão inclui  também  parceiros dessas empresas e de outras ICTs. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) já graduou 55 delas nos últimos 20 anos, e mantém contato com agentes que estimulam a formação de empresas baseadas em ciência e tecnologia.

O Inova também faz o contato com as empresas-filhas da Unicamp, fundadas por seus alunos, ex-alunos, docentes e funcionários. Seu último relatório apresenta 1131 empresas registradas, sendo 1019 empresas-filhas ativas, gerando 38 mil empregos diretos e R$16 bi de faturamento. Os dados mostram ainda que 43,9% delas possuem sede em Campinas.

A Inova também atua, junto com os outros agentes do ecossistema, na Fundação Fórum Campinas (entidade que reúne as ICTs da região) e no grupo Unicamp Ventures, formado por fundadores das empresas-filhas da Unicamp. Atua também no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), promovendo a pesquisa e inovação no município.

“A inovação já faz parte da nossa história, e agora está sendo contemplada com o prêmio. Quando Campinas entra para o Top 3 de ecossistemas inovadores é a prova de que os esforços da Unicamp estão dando resultado. Esperamos conquistarmos em breve a marca de cidade mais empreendedora do Brasil com base em inovação científica e tecnológica”, completa o reitor.

A Unicamp já detém o título de universidade mais empreendedora, divulgado no ranking geral de 2021 das universidades organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e elaborado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ).

O que é um Ecossistema de Inovação?

Um Ecossistema de Inovação (EI) é um ambiente que promove articulação, interação e cooperação entre seus diferentes atores para estimular iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo, tendo a inovação como foco principal.

Na categoria Ecossistema de Inovação em estágio consolidado, o 7ª Prêmio Nacional de Inovação destacou o perfil estruturado, organizado e sistematizado, com histórico de atividades, apoio de políticas públicas de incentivo à inovação e resultados reconhecidos pela comunidade local, regional, nacional e até internacional.

A premiação e seus objetivos

O Prêmio Nacional de Inovação (PNI) é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). É realizado pelo Sebrae e pela CNI, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT). Entre seus objetivos, estão o reconhecimento dos esforços bem-sucedidos de inovação e sua gestão em organizações e  Ecossistemas de Inovação que atuam no Brasil e o estabelecimento de uma base de conhecimento a respeito dos Ecossistemas de Inovação e sua gestão em  diversos setores das organizações.

Para participar, o Ecossistema de Campinas passou por um processo de autodiagnóstico Entre os prêmios, receberá um relatório de avaliação personalizado, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de aprimoramento. Os outros dois finalistas foram o Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (Iguassu Valley), vencedor na categoria, e o Ecossistema de Inovação de Curitiba (Vale do Pinhão).

Pioneirismo em inovação da Unicamp ajuda a alavancar o protagonismo da região

Comunidade Interna