Agência de Inovação e INPI assinam acordo de cooperação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmaram um acordo de cooperação técnica. O objetivo é promover atividades conjuntas, criando uma rede de apoio entre as duas instituições para a disseminação do uso qualificado do sistema de propriedade industrial.

O acordo tem duração de 5 anos e não envolve custos. Serão várias ações para impulsionar a inovação e o contínuo desenvolvimento científico, tecnológico e cultural por meio de capacitações especializadas. A ideia é fortalecer o ecossistema de inovação e a economia local por meio do aumento do uso da propriedade industrial, principalmente o registro de patentes e a oferta desses ativos nas plataformas e programas oferecidos pelo INPI em rodadas de negócios internacionais.

“Temos um ecossistema bem montado e ousado, mas que pode, a partir dessa parceria, ganhar uma dimensão ainda maior, envolvendo o mundo empresarial e gerando uma economia baseada em conhecimento, capaz de resolver os problemas da sociedade. Estamos apostando em um futuro melhor”, destacou o reitor da Unicamp, professor Antonio Meirelles.

O INPI é o órgão oficial do governo responsável pelos direitos de propriedade industrial no Brasil. A parceria com a Unicamp é a 50ª feita pela autarquia federal do Ministério da Economia. Ela foi vista como um salto de qualidade no portfólio do instituto e possibilita ao órgão estar mais próximo do setor científico e tecnológico em um dos três melhores ecossistemas de inovação em estágio avançado do país.

“É como se estivéssemos operando no Silicon Valley brasileiro, considerando o impacto que a Unicamp tem, com 1019 empresas afiliadas, a liderança em contratos de transferência de tecnologia e mais de mil patentes ativas. Ao entrar para a vitrine do INPI, a Unicamp vai praticamente dominar esse show room, pelo que já construiu e pelo exemplo que dá ao país”, disse Cláudio Furtado, presidente do INPI.

O evento de assinatura aconteceu no auditório do Instituto da Computação da Unicamp, na última terça-feira (22), com transmissão ao vivo pelo YouTube Inova Unicamp. Além do reitor da Unicamp e do presidente do INPI, estiveram presentes a diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, e o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em Campinas, Newton Frateschi. O representante da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Bruno Portela, que participou remotamente.

Durante o evento também foram divulgados os novos dados Relatório Anual de Atividades da Inova Unicamp de 2021. Ali é possível conferir número de patentes depositadas e concedidas junto ao INPI no último ano, além de outros indicadores e resumos das transferências de tecnologias da Unicamp para o setor empresarial e outras instituições.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Imagem de capa
O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação e a economia local promovendo capacitações e criação de novos negócios

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola