ENESIN22 reuniu grupos para discussão de projetos no dia 22

Edição de imagem

A possibilidade de maior interação entre os estudantes com o retorno das aulas presenciais tem estimulado a organização e os participantes do ENESIN22 (Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022), que realizou assembleia remota no dia 22 de março. A comunicação virtual permitiu que a formação de grupos tivesse início em setembro de 2021, mas a experiência sem a intermediação de ferramentas tecnológicas deve aproximar os alunos e ajudá-los a elaborar propostas e estratégias.

Os organizadores preveem que a partir de abril será possível organizar uma assembleia híbrida no campus de Campinas. Para o professor José Mario Martinez, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA – órgão responsável pela organização do evento juntamente com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp –, os grupos têm tido um desenvolvimento desigual, como já esperado, mas o contato com docentes deve estimular as equipes.

Martinez considera que a principal dificuldade são as diretrizes que os estudantes esperam de docentes ou supervisores. “Os alunos estão acostumados a serem orientados. Como professores, é nossa obrigação orientar. Entretanto, é bom ter uma instância no desenvolvimento dos estudantes em que a desorientação criativa possa prevalecer”, opinou.

As inscrições para novos grupos continuam abertas, segundo um cronograma de conclusão até setembro de 2022. Da próxima reunião virtual poderão participar estudantes e profissionais de dentro e de fora da Unicamp. As equipes já estruturadas serão convidadas a realizar breves apresentações para acompanhamento das atividades e para atrair novos integrantes, sempre com o mote da interdisciplinaridade.

Leonan Natal, do curso de Engenharia de Manufatura da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira, está trabalhando em um projeto que prevê oferecer letramento em programação a escolas públicas. A proposta valoriza a modernização dos métodos de ensino, que, segundo ele, há muito não são atualizados na área de matemática. Para o estudante, a dinâmica das assembleias do ENESIN tem favorecido a troca de conhecimentos. “A volta das aulas presenciais trará um contato mais próximo com professores e colegas, que poderão fortalecer o projeto com críticas e ideias”.

A mestranda Lélia Custódio da Silva, do Instituto de Geociências (IG), considera que a universidade ainda não promove a integração entre as diversas áreas do conhecimento, com enfoques frequentemente distantes das realidades sociais. Ela acredita que o ENESIN pode favorecer essa interdisciplinaridade. “Avançar nas discussões interdisciplinares é uma tentativa de combater o distanciamento entre os saberes no espaço acadêmico, um ato crítico sobre os fenômenos que a universidade se propõe a investigar”, afirmou a pós-graduanda.

O projeto de seu grupo – que conta também com alunos de graduação e doutorado em Física e Matemática Aplicada – tem como objeto os impactos provocados pelo rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho (MG) sobre o rio Paraopeba. O objetivo é realizar uma simulação da dinâmica do rio com modelos matemáticos, além de discutir o desastre como fenômeno social, buscando contribuir para as medidas de mitigação dos impactos ambientais e sociais.

O ENESIN22 pretende incitar os estudantes a procurarem soluções para problemas do mundo contemporâneo, formulando projetos em equipes de três a seis integrantes. As questões podem ser locais, regionais ou nacionais, englobando diferentes disciplinas e especialidades. Os temas são abertos e a diversidade é uma das características esperadas dos projetos. Entre as propostas inscritas há temas variados, como gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, limpeza e recuperação de rios e córregos urbanos, atendimento à população em situação de rua e empoderamento de minorias.

O ciclo de trabalhos será concluído no segundo semestre deste ano em um evento com a apresentação de posters, entrega de certificados e premiações. Outras informações sobre o ENESIN22, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis no site do evento: www.idea.unicamp.br/enesin. Para participar da sala virtual da assembleia do dia 22 de março, basta se inscrever no endereço https://bit.ly/7enesin22. O evento também será transmitido pela página da TV Unicamp no YouTube.

7ª assembleia mensal do ENESIN22

Data: 22 de março de 2022

Horário: 13h

Acesso à sala do Zoom: https://bit.ly/7enesin22  

Acesso à transmissão no YouTube
 

Imagem de capa
Sétima assembleia do Encontro Estudantil Interdisciplinar ainda acontecerá no sistema remoto

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa