Campanhas de doações da Editora democratizam acesso ao livro

A Editora da Unicamp deu mais um importante passo no âmbito de sua política de valorização da cultura do livro e da democratização do conhecimento. Em uma ação inédita no país, por meio de parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), a Editora distribuiu, ao longo desta semana, mais de 16 mil livros por ela publicados para cerca de 8 mil alunos ingressantes de 2022 e 2021. Cada estudante recebeu dois livros e um folder sobre a Editora.

A iniciativa foi precedida pela primeira campanha de doação lançada pela Editora em agosto de 2021 e encerrada em fevereiro de 2022, que culminou na distribuição de 22.204 livros para 101 bibliotecas públicas de 72 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Somadas, as duas ações resultaram na doação de mais de 38 mil exemplares (veja números e aspectos das duas campanhas no quadro abaixo).

Cada estudante recebeu dois livros e um folder sobre a Editora

Segundo a diretora da Editora da Unicamp, a linguista Edwiges Maria Morato, o objetivo da primeira campanha de doação foi compartilhar conhecimento e incentivar a leitura em todos os espaços e redes de atuação pública do Estado de São Paulo, difundindo bibliografia e produções intelectuais de qualidade e tornando obras de cunho técnico, artístico e científico acessíveis a públicos diversos.

Trata-se de uma ação de impacto no âmbito das políticas públicas, voltada para um dos valores básicos das bibliotecas, que é o acesso à informação e ao conhecimento. Atingimos, com a campanha, um número inestimável de usuários de diferentes estratos sociais e de ocupações profissionais”, afirma Edwiges Morato.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Oliveira Meirelles, comemorou os resultados das duas campanhas, enfatizando a importância de ações como essas para aproximar a Universidade da sociedade. “Doar livros editados pela Unicamp a bibliotecas públicas e aos alunos que ingressam em nossa Universidade é uma forma original e eficiente de disseminar o conhecimento de alto nível e levar o nome da instituição para além dos limites da academia”, diz Meirelles.

A exemplo do reitor, Edwiges Morato ressalta o caráter público das ações executadas pela Editora. “Ambas as campanhas fazem parte de uma iniciativa de compartilhamento e de interação com as comunidades interna e externa, ligada às funções de uma universidade pública como a Unicamp”, endossa a diretora da Editora, lembrando que está na gênese da Universidade o seu papel histórico “de comprometimento com a disseminação e a circulação do conhecimento de amplo espectro sociocultural, com a integração entre ensino, pesquisa e extensão acadêmica e cultural, com o incentivo à leitura e à experiência de cidadania”.

Ações definem o comprometimento com a disseminação e a circulação do conhecimento de amplo espectro sociocultural

Segunda campanha

No caso das doações efetuadas na Calourada, Edwiges diz esperar que, para além de celebrar o retorno às atividades presenciais na Universidade, depois de um intervalo de dois anos, a distribuição de livros na recepção aos ingressantes, realizada com o apoio logístico das unidades de ensino e pesquisa, sirva para “incentivar a leitura e a cultura do livro, bem como despertar o interesse pelas boas bibliotecas da Universidade e também pela Livraria da Editora, situada no prédio da Biblioteca Central do campus de Barão Geraldo”.

Para Mariana Freitas Nery, coordenadora do SAE, a excepcionalidade de um cenário marcado por intercorrências ocasionadas pela pandemia fez com que a recepção aos ingressantes, “sempre especial para a Universidade”, ganhasse outros contornos, tornando-se “ainda mais significativa”, sobretudo pelo fato de o estudante poder ficar inseguro com o retorno. “É muito importante para nós, como instituição, que esses alunos se sintam parte da Unicamp”.

Nesse contexto, avalia a coordenadora do SAE, a distribuição de livros foi fundamental nas boas-vindas aos ingressantes. “O kit deste ano contou com a maravilhosa adição de dois livros doados pela Editora, o que certamente ajudou a mostrar para os alunos o quanto estamos felizes com a sua chegada. Trata-se de uma excelente forma de divulgar o trabalho que a Editora realiza na nossa Universidade, além de estimular a leitura entre nossos alunos”, afirma Mariana Nery.

Iniciativa foi possível graças a parceria entre Editora da Unicamp e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE)

O incentivo à leitura também foi um dos pontos destacados pelo pró-reitor de Graduação, Ivan Toro, ao falar sobre a campanha. Para o dirigente, os livros auxiliam os alunos ingressantes, jovens em sua maioria, na compreensão das “complexidades do mundo contemporâneo”, tanto em sua área como em conhecimentos gerais.

"Na PRG [Pró-Reitoria de Graduação], ficamos extremamente agradecidos e entusiasmados com as doações feitas por meio da parceria entre a Editora da Unicamp e o SAE. Além de trazer benefícios, entre os quais o aumento do vocabulário e da criatividade, a leitura pode ser uma ótima possibilidade de lazer, de ampliação dos horizontes culturais e de aprimoramento profissional", pontua Ivan Toro.

Segundo Edwiges Morato, ao empreender as duas campanhas, a Editora da Unicamp considera que as doações transcendem o ato de presentear ou oferecer. “É também transferir, compartilhar, responsabilizar e dotar o outro de cuidado e aproveitamento coletivo do bem simbólico e material do qual toma posse. O sentido das campanhas é buscar novos leitores, estimular os já usuários das bibliotecas públicas, incentivar os alunos a construírem suas bibliotecas com os livros da Editora da Unicamp”, afirma a diretora da Editora.

Ao longo desta semana, mais de 16 mil livros foram distribuídos para cerca de 8 mil alunos ingressantes de 2022 e 2021

Comunidade Interna