Inscrições abertas para Olimpíada de Matemática da Unicamp

Autoria
Fotos
Edição de imagem

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições abertas para sua 38ª edição. Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc), a competição é voltada para estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As inscrições seguem até 10 de abril e podem ser feitas aqui.

Com uma proposta diferente de outras competições de matemática, para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

Após duas edições totalmente online em razão da pandemia, neste ano a Olimpíada terá as duas primeiras etapas realizadas de forma virtual, e a terceira em modo presencial na Unicamp.

A competição está dividida em três fases, todas com provas dissertativas. Além de avaliar a pertinência das soluções, a qualidade do texto e da argumentação também é avaliada, de maneira comparativa.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, explica que a proposta é que os participantes fundamentem as respostas com argumentação, justificando os passos e apresentando o raciocínio feito. 

“O formato da prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Cada fase tem uma semana de duração, justamente para que os grupos discutam, pesquisem e se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas”, afirma.

Objetivo da OMU é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados
Objetivo da OMU é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados

Etapas da OMU

A primeira fase ocorrerá de 25 de abril a 1º de maio; a segunda, de 30 de maio a 5 de junho. A terceira fase, de onde sairão os medalhistas, será realizada presencialmente na Unicamp, no dia 3 de setembro. Para o dia seguinte à última prova (4 de setembro), na própria universidade, está marcada a cerimônia de premiação. Serão ao menos 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze. Também são premiadas as equipes que se destacaram pela qualidade da redação e da argumentação de suas respostas. 

As provas são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). Os alunos do nível Beta, classificados para a última etapa, poderão também concorrer a uma medalha individual.

“Nosso interesse não é apenas o resultado final, mas também o raciocínio, os passos e a argumentação das equipes.  Enfim, o percurso multifacetado do fazer matemático”, afirma Firer. 

Sobre a OMU

A Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada por docentes do  Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc). Em 2021, participaram mais de 5,8 mil alunos de escolas públicas e particulares de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

SERVIÇO: de 7 de março a 10 de abril

Equipes de escolas públicas: R$ 45,00 (por equipe)

Equipes de escolas particulares: R$ 135,00 (por equipe)

Alunos de escolas públicas, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Auxílio Brasil, devem solicitar, até dia 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição.

Acesse o link para inscrições.

Imagem de capa
Já em sua 38ª edição, a OMU é voltada para alunos do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Fundamental; inscrições seguem até 10 de abril 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa