Grupo de estudantes capacita alunos para conseguirem estágios

Autoria
Edição de imagem

Com o objetivo de auxiliar na preparação de graduandos para o ingresso em estágios, um grupo de estudantes fundou a Liga de Estágios (Liestag) da Unicamp. A organização promove atividades de capacitação focadas nas soft skills (habilidades interpessoais). 

A Liestag foi fundada em junho de 2020. Sua proposta é colaborar para o desenvolvimento de habilidades pessoais que contribuam para a obtenção de vagas de estágio. “Vimos que não havia uma organização estudantil voltada para o desenvolvimento das soft skills. Daí surgiu a ideia de uma liga de estágios”, explica Danilo Nogueira, aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unicamp e um dos fundadores da organização.

Liga auxilia graduandos
Voluntários auxiliam graduandos para o ingresso em estágios

“Estagiário do Futuro”

O principal projeto da Liestag é o curso “Estagiário do Futuro”, voltado para as habilidades interpessoais como inteligência emocional, comunicação, oratória e construção de currículo. Em 2021, ele foi oferecido para 40 estudantes. Além dos materiais de estudo fornecidos pelo curso, os alunos puderam ter contato com profissionais de diversas áreas. 

“Elaboramos uma metodologia diferenciada, a metodologia ativa. Tentamos transformar o conteúdo em atividades práticas. Desenvolvemos apostilas e materiais para que os alunos pudessem estudar, mas o foco é nas dinâmicas em conjunto, com profissionais que atuam em diversas áreas”, conta João Pedro Bezerra, presidente da Liestag e aluno do curso de Engenharia Ambiental da Unicamp.

O curso foi dividido em quatro módulos, com uma carga horária de 50 horas. Participaram da programação profissionais de empresas como Embraer, Ambev, Johnson & Johnson e Nike. Uma nova edição do curso está prevista para abril de 2022. O curso “Estagiário do Futuro” recebeu o reconhecimento da organização independente ONOVOLAB, conquistando o segundo lugar em sua Feira de Inovação. 

O retorno dos ex-alunos foi muito positivo. “Pudemos acompanhar o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional dos alunos”, disse João

Grupo está se expandindo

A Liestag está se expandindo para outras universidades. Atualmente, estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) estão organizando a fundação de uma Liga. A ideia é que haja uma rede espalhada pelo país.

Para o presidente da Liga, o estágio é fundamental na formação e ela contribui para que os estudantes estejam preparados para os processos seletivos. “Nessa etapa, você está tentando definir o que quer fazer. Incentivamos o aluno a não ir atrás de qualquer coisa, mas buscar algo que o inspire enquanto profissional, e que lhe dê experiência”, diz.

Cursos rápidos e mentorias são outros eixos da atuação do grupo. Os cursos rápidos duram três dias e são voltados para habilidades exigidas pelo mercado, sempre com palestras de convidados. 

Além disso, a Liga produz um podcast, o “Bora Estagiar”. A cada episódio, são abordados temas relacionados a habilidades interpessoais e empreendedorismo. Acompanhe as ações da Liestag nas redes sociais, onde também são divulgadas vagas de estágio.

Linkedin

Instagram

Facebook

 

Imagem de capa
Liga de Estágios nasceu em 2020 e conquistou recentemente prêmio pelo curso “Estagiário do Futuro”

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa