Procura pela modalidade vagas olímpicas na Unicamp cresce 82%

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um aumento de 82% nas inscrições para a modalidade Vagas Olímpicas Unicamp 2022, que é uma das possibilidades de ingresso nos cursos de graduação. A demanda passou de 468 candidatos na edição anterior para 852 estudantes que tiveram as inscrições deferidas este ano. Para o ingresso em 2022, são oferecidas 122 vagas, em 33 opções de cursos. Entre os cursos mais procurados estão Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Curso 51 (Engenharia Física/Física/Física Médica e Biomédica/ Matemática/Matemática Aplicada e Computacional) e Engenharia de Alimentos.

A relação candidatos-vaga está disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. Essa é a quarta edição da modalidade Vagas Olímpicas para ingresso na Unicamp. Estão inscritos estudantes de escolas públicas e privadas, medalhistas ou com ótimo desempenho em competições de conhecimento do Ensino Médio aceitas no processo.

Outro dado de destaque é o percentual de mulheres inscritas, que aumentou em relação ao ano anterior, passando de 24% para 38,4% (327 candidatas) do total de inscrições deste ano.

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a cada ano a demanda por essa modalidade tem surpreendido positivamente. “Os números mostram que o processo está se consolidando e que a modalidade é muito bem aceita tanto pelos estudantes como pelas diversas associações científicas que organizam as olimpíadas. Para a Unicamp, o resultado é bastante positivo, já que os aprovados por essa modalidade apresentam um bom desempenho nos cursos”, disse José Alves.

Histórico – Vagas Olímpicas Unicamp

Inscritos

2022 - 852

2021 - 468

2020 - 407

2019 - 283

Como é a classificação

Nessa modalidade de ingresso, os candidatos não precisam fazer provas. Para cada curso, eles são convocados conforme as regras do Edital. Para as vagas não preenchidas são convocados, em ordem decrescente, os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.

A convocação para matrícula será feita em até seis chamadas por curso. A primeira chamada será divulgada em 21 de fevereiro. O calendário completo de chamadas e matrículas está disponível na página do processo. As matrículas serão realizadas de maneira online, também na página da Comvest.

Imagem de capa
Número de inscrições deferidas chega a 852. São oferecidas 122 vagas em 33 opções de cursos

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola