Projeto Campus Sustentável disponibiliza Livro Eletrônico

#

Lançado no Workshop O projeto Campus Sustentável e seus resultados para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o e-book pode ser baixado ou lido online gratuitamente no site do Campus Sustentável. Para acessá-lo, você precisa preencher  o formulário com algumas informações. A obra discorre sobre um percurso teórico, prático e metodologicamente conduzido pelos saberes científicos.

O livro eletrônico retrata a estruturação de um modelo de inovação em gestão, eficiência e transição energética para a América Latina e o Caribe, instaurado na Cidade Universitária Zeferino Vaz.  É um gesto político que intensifica o debate acerca de problemas ambientais e propõe soluções para o setor energético.

“A universidade pública é um ecossistema. Ela desenvolve conhecimento, portanto, ciência, que gera tecnologia e inovação. Ela divulga o conhecimento de múltiplas formas. Na universidade, a Ciência e a Tecnologia formam pessoas que ocupam postos de trabalho qualificados. A universidade pública é o espaço mais qualificado para isso ocorrer e vem fazendo, no caso da Unicamp e de outras, com maestria”, ressalta Teresa Atvars, professora e vice-reitora na gestão 2017 – 2021.  

A partir das pesquisas e dos projetos do Laboratório Vivo de Gestão Energética,  o livro destaca a articulação entre comunidade científica, entidades empresariais e sociedade mais ampla.  Renato Povia, diretor de estratégias e inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), é um dos entrevistados do conteúdo da quinta seção do e-book. Ele esteve presente no evento de lançamento e falou dos investimentos no Campus Sustentável.

“É um projeto grande e bastante relevante, mais um passo na história de parcerias que a CPFL e a Unicamp têm. Nele, falamos de quase 10 milhões de reais em torno de quatro anos. Mas, fizemos um levantamento histórico dessa parceria e chegamos à impressionante cifra de 100 milhões de reais em projetos realizados. Então,  a Unicamp é nossa maior parceira para temas de inovação e eficiência energética. É ótimo ver que essa parceria vai se retroalimentando”, enfatiza Povia.

Com ênfase na Sustentabilidade Energética, o livro eletrônico trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto das experiências ligadas ao saber da Engenharia Elétrica. Todavia, o diálogo é mais expressivo e atinge a interdisciplinaridade, recorrendo a distintos campos do conhecimento científico. Conforme organizadores, possivelmente haverá uma tiragem impressa da obra que será colocada à venda. 

Imagem de capa

Campus Sustentável: um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe
Campus Sustentável: um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe