Reunião do Conselho do Lumina divulga planejamento para 2022

Autoria

Membros dos conselhos de Administração, Fiscal e de Investimentos do Lumina, o Fundo Patrimonial da Unicamp, estiveram reunidos na quarta-feira (15/12) no Gabinete da Reitoria para discutir o planejamento do exercício de 2022. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles, membro do Conselho de Administração, disse, em seu discurso de abertura, que o próximo ano será importante para concretizar o papel do Fundo em relação a Universidade.

Temos que fortalecer o apoio humano e orçamentário ao Lumina, superar visões que segregam e alinhar os desafios, pois a Unicamp dialoga com pessoas do setor de inovação, com empresas, e gera políticas públicas e sociais transformadoras”. Antonio Meirelles assumiu o compromisso de atuar diretamente nas ações do Fundo para captar apoios e recursos. A intenção é ampliar o apoio ao Lumina por parte dos ex-reitores, professores eméritos e ex-alunos com disponibilidade para doar ou atuar na captação de recursos.

A reunião foi conduzida pela coordenadora de captação de recursos, Andreia Marques. Ela apresentou um balanço das ações realizadas em 2021 e destacou a reestruturação do portal, facilitando o acesso às informações para doações. A nova identidade visual do Lumina também esteve entre as grandes ações, ao lado do Curso de Fundos Patrimoniais junto ao Banco Santander e da Campanha Dia de Doar. “Nosso plano é ampliar o número de doadores, aproveitando a campanha da UNESCO para o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, explicou Andreia.

A direção do Lumina já iniciou a discussão sobre o co-licenciamento da marca, a criação do Comitê de Fundraising, a definição da política de captação de recursos, e o agendamento de uma data, nos primeiros dias de 2022, para fazer o planejamento estratégico e definir o calendário de reuniões.

Para o professor e ex-diretor da Inova Unicamp, Newton Frateschi, o projeto do Fundo está estruturado e deve estabelecer metas para se consolidar. Para o conselheiro, ex-aluno do Instituto de Computação e CEO da CI&T, César Gon, é preciso desenvolver ações em que o incentivo ao doador seja o vínculo com a Unicamp. “Temos que associar as doações ao potencial que o nome da Unicamp tem”, apontou.

O Lumina foi criado pela Deliberação Consu-A-029/2019 e tem como missão atrair e fornecer recursos de forma perene para projetos da Unicamp em ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, cultura e assistência. O lançamento ocorreu em outubro de 2020. A Organização Gestora do fundo é formada por órgão independente, com CNPJ próprio, que atua na captação e na gestão das doações obtidas e do patrimônio constituído.

Como doar ao Fundo Patrimonial Lumina

As doações podem ser feitas em qualquer valor.

Banco Santander

Agência: 1693

Conta corrente: 13000006-1

Fundo Patrimonial da Unicamp FPU