Hospital recebe doação de cobertores e travesseiros

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu 938 cobertores e 100 travesseiros em doação, correspondendo a mais de R$ 53 mil. Trata-se de uma iniciativa de médicos do hospital, da Comissão de Residência Médica (Coreme) e de docentes e ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Com a iminente chegada de uma frente fria, e sabendo que o principal fornecedor de cobertores do HC não conseguiria entregar, em caráter emergencial, uma compra feita por processo licitatório, a médica cirurgiã e coordenadora de assistência do hospital, Elaine de Ataíde, decidiu solicitar a doação de recursos entre seus colegas de trabalho.

Coloquei a demanda em um aplicativo de mensagens e em dois dias obtive ajuda de docentes, colegas de condomínio, ex-alunos da FCM e da Coreme. E ainda sobraram recursos para a compra dos travesseiros”, conta Elaine, que adquiriu os materiais diretamente dos fabricantes.

A Coreme tem um fundo de reserva e podemos fazer aquisição de bens, tanto para o auxilio no ensino dos residentes quanto para a assistência ao paciente”, explica o pediatra Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Coreme, que contribuiu para a compra dos cobertores.

A tramitação das doações foi feita pela Central de Captação Amigos do HC, que se encarregou da entrega do material ao Serviço de Hotelaria da Divisão de Serviços Gerais do HC. O hospital utiliza, em média, 356 cobertores por dia, sendo os travesseiros substituídos sob demanda. De acordo com a Divisão de Serviços Gerais do HC, planeja-se a compra de mais 720 cobertores e 540 travesseiros para o ano 2022.

Embora o enxoval hospitalar seja reutilizável após passar pela lavanderia, cada peça tem uma vida útil, e precisamos repor a baixa de peças ao longo do ano”, explica Gledson Kawasaki, coordenador da Divisão de Serviços Gerais do HC.

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp.