Unicamp firma convênio com a Prefeitura de São José do Rio Preto para projeto de inovação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto assinaram, na segunda-feira (22), um convênio de cooperação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados para a inovação tecnológica. O convênio tem validade de cinco anos e está aberto a todas as áreas de conhecimento da Universidade. A assinatura aconteceu em evento híbrido com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp, João Marcos Travassos Romano, e do prefeito da cidade, Edson Coelho Araújo. Durante o encontro, transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Inova Unicamp, também foi firmado o aditivo “número 1” da parceria.

O primeiro projeto prevê uma solução digital para integração de serviços públicos, com a customização de um software de planejamento e gestão - um ERP Municipal - de código aberto. Ele será a base da plataforma eGov do município, localizado no noroeste paulista. Como uma das funcionalidades adicionais da plataforma, será desenvolvido um sistema de controle de custos para a Secretaria Municipal de Saúde com o uso de Inteligência Artificial.

“Vamos desenvolver esse projeto de P&D a partir do trabalho realizado por um servidor da Prefeitura, que projetou um sistema premiado de apuração de despesas e custos para a saúde. Faremos a transformação digital desse sistema, hoje semi-manual, aumentando sua capacidade de processamento”, explicou o professor da Unicamp, Leonardo Mendes, coordenador das atividades do convênio.

Com a otimização da utilização dos recursos, São José do Rio Preto busca se inserir no mapa das cidades inteligentes, isto é, que usam a tecnologia para amparar o desenvolvimento humano e social, visando à qualidade de vida dos cidadãos. Nessa primeira fase, serão usadas técnicas de mineração e análise de dados (Data Mining e Data Analytics) para melhorar processos já desenvolvidos na forma analógica. Pesquisadores, alunos e funcionários da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp participarão do projeto.

O Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp, professor João Marcos Travassos Romano, que participou virtualmente do evento representando o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, destacou a importância que a atual gestão da universidade atribui à relação com as prefeituras de cidades como São José do Rio Preto. Em agosto, o município, de população estimada em 469 mil habitantes, foi elevado à sede da sétima Região Metropolitana criada no Estado.

“O tema de cidades inteligentes ganhou espaço significativo em vários grupos de pesquisa na Unicamp nos últimos anos. Que esse seja o primeiro de vários projetos, e que eles possam envolver também a educação, a empresa de processamento do município e várias outras áreas. Nosso interesse em cooperar e manter a Unicamp aberta às cidades brasileiras é total, em especial com as cidades paulistas, aproximando a Universidade da sociedade”, disse Romano.

Relacionamento com a Unicamp

Não é a primeira vez que o município firma parceria com a Unicamp para desenvolvimento de processos tecnológicos buscando soluções para a cidade. Entre 2004 e 2008, pesquisadores participaram de uma série de estudos que propuseram desde um Sistema Integrado de Governança até a implantação de um programa de inclusão digital para alunos de escolas públicas, conhecido como Conexão do Saber.

“A Unicamp tem sido uma parceira tradicional da cidade. Estar acompanhado de uma universidade do porte da Unicamp nos enche de orgulho. Temos por princípio fazer mais, e melhor, com menos. Com certeza, esse projeto irá proporcionar um controle mais eficiente dos gastos públicos. O tema das cidades inteligentes está na ordem do dia e queremos estar na linha de frente”, disse o prefeito, Edson Coelho Araújo.

O contrato com a Secretaria de Saúde tem prazo de doze meses e o município investirá o valor máximo de 294 mil reais.  A diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, explica que convênios como esse trazem benefícios para ambas as partes. A Agência de Inovação da Unicamp é responsável, entre outras coisas, por intermediar as negociações da universidade com empresas privadas e o setor público

“São muitos os benefícios dessas parcerias. De um lado, a prefeitura tem acesso a pesquisadores de renome que desenvolvem soluções de base científico-tecnológicas feitas sob medida. Do outro, a entrada de recursos contribui para a manutenção dos laboratórios da Universidade. Além disso, nossos alunos se aproximam de demandas do mercado e se preparam mais fortemente para os desafios profissionais posteriores à vida acadêmica”, finaliza.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Parceria estabelece cooperação para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas

Comunidade Interna