Empresas-filhas da Unicamp são destaque na THE World Academic Summit

O ecossistema da Unicamp foi destaque na abertura da Cúpula Acadêmica Mundial da Times Higher Education (THE), realizada na Universidade de Toronto, no Canadá. Na palestra inaugural, realizada no início de setembro, a CEO da Elsevier, Kumsal Bayazit, comparou os resultados das empresas-filhas da Unicamp com dados do Russell Group, no Reino Unido, e da Universidade da Califórnia (UC), nos Estados Unidos.

As mais de mil empresas-filhas criadas por ex-alunos da Unicamp foram citadas como exemplos do impacto positivo que as universidades podem gerar, agindo como motores do desenvolvimento econômico. Empresas-filhas unicórnios, como o grupo Movile, que controla o iFood, e o QuintoAndar, foram mencionadas. O Russell Group, que representa 24 das principais instituições de educação superior do Reino Unido, se destacou pela geração de 87 bilhões de libras em valor econômico no Reino Unido, em 2017. A UC contribuiu com cerca de 82 bilhões de dólares para a produção econômica da Califórnia, segundo dados divulgados em 2021.

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior de redes de pesquisa na Elsevier – uma das principais editoras científicas do mundo -, tal resultado reflete as oportunidades que a Unicamp oferece como instituição universitária. Para o professor emérito do Instituto de Física e ex-reitor da Unicamp, a maior contribuição que uma universidade pode dar à sociedade é a formação de seus estudantes.

“O caso das empresas-filhas da Unicamp é reconhecido mundialmente devido à dimensão das realizações e ao reconhecimento acadêmico da Unicamp. Não são muitas as universidades com mais de mil empresas criadas por seus alunos, professores e funcionários, e que mantêm algum vínculo com a universidade. O fato de a Unicamp acompanhar as empresas-filhas também é singular”, pontua o professor. 

Critérios para a excelência

Para a diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, o reconhecimento mostra o compromisso da Agência de Inovação em fortalecer o desenvolvimento social e econômico pela aproximação com os alunos, ex-alunos e professores. Eles são convidados para diversos eventos de capacitação, aprimoramento e troca de experiências, como o Encontro Anual Unicamp Ventures, que acontecerá na segunda quinzena de outubro. “Alunos e ex-alunos encontram em nosso ecossistema um ambiente propício à continuidade da formação, com cursos de empreendedorismo, estímulo à inovação científica e tecnológica e ao desenvolvimento de novos empreendimentos e projetos de cooperação. Damos apoio à transferência de tecnologias com a Inova Unicamp e à formação e manutenção de empresas inovadoras por meio da Incubadora e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp”, diz Frattini.

Os números comprovam o fortalecimento dessa ponte entre pesquisa, empreendedorismo e inovação. O Relatório das Empresas-filhas da Unicamp de 2020 mostrou um faturamento de 8 bilhões de reais dessas empresas, com a manutenção de mais de 33 mil empregos no país. A prévia do relatório de 2021 indica um avanço nesses números, mesmo no período mais agudo da pandemia. Os dados serão divulgados no dia 21 de outubro durante o Encontro Anual Unicamp Ventures.

“O caso das empresas-filhas, que é uma das principais realizações da Unicamp, mas não a única, ajuda a mostrar que o benefício não é pequeno: mais de 30 mil empregos criados e crescente receita anual das empresas, superando em muito o custo anual da universidade”, conclui Brito Cruz. 

Saiba mais sobre THE World Academic Summit

O World Academic Summit é um evento anual que reúne líderes do ensino superior, pesquisa, indústria e governo para compartilhar as melhores práticas no desenvolvimento e liderança de universidades, inovação e pesquisas de classe mundial.

O primeiro evento aconteceu em Cingapura, em 2013, e teve como tema a inovação global. Nos últimos anos, a cúpula tem sido realizada em diferentes locais, com foco em tópicos específicos e na divulgação do Times Higher Education (THE), um ranking universitário considerado um dos mais relevantes do mundo.

Saiba mais sobre o Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é o principal evento de conexão de empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A 16ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontecerá no dia 21 de outubro. No evento, serão divulgados os novos números das empresas-filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação da Unicamp, assim como os casos de sucesso e pitches das empresas finalistas do Prêmio Empreendedor da Unicamp. A participação no encontro virtual é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações e inscrições.

Organização: Unicamp, Inova, Unicamp Ventures

Patrocínio: Agência Sabiá, Alcance Innovation, CI&T, ClarkeModet, Matera, Movile, Neger Telecom e Via Consulting

Apoio: Anjos do Brasil, Campinas Tech, Castelo Creative Space, FEA Angels, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, UniAngels e Venture Hub

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

 

Imagem de capa

O ecossistema da Unicamp foi citado como exemplo para o desenvolvimento econômico durante evento mundial da Times Higher Education (THE)
O ecossistema da Unicamp foi citado como exemplo para o desenvolvimento econômico durante evento mundial da Times Higher Education (THE)