Medicina vai participar do Dia D de Doação: Herói é quem ajuda o próximo!

A Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) e o Centro Acadêmico Adolfo Lutz da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participam da campanha de doação promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O Dia D de Doação tem o intuito de arrecadar doações de sangue e plasma convalescente para o Hemocentro da Unicamp; roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Campinas; alimentos e produtos de higiene para a Campanha Mobiliza Campinas da Fundação FEAC; e equipamentos de proteção individual (EPIs) para a Secretária de Saúde de Campinas, visando abastecer às Unidades Básicas de Saúde.

“Aliviar o sofrimento e participar de atos solidários são princípios fundamentais para a prática da Medicina. Assim, aproveitamos esta grande oportunidade para estimular toda comunidade da FCM a se engajar nesse projeto tão bonito”, disse o estudante do 2º ano de Medicina e presidente da AAAAL, Lucas Figueiredo.

Além da FCM, outras faculdades de Medicina de Campinas e região participam da iniciativa liderada pela SMCC, que estruturou a campanha em uma grande e saudável gincana. “O time vencedor será aquele que conseguir a maior pontuação em doações”, comentou a também aluna do 2º ano de Medicina da FCM e presidente do CAAL, Larissa Katayama.

Toda a população de Campinas e região pode participar da iniciativa, não sendo necessário ser membro da comunidade universitária. “Durante a pandemia, nós, médicos, assim como os demais profissionais de saúde, fomos chamados de heróis. Agora, todos terão a chance de serem heróis também, afinal, tem heroísmo maior que ajudar as pessoas?”, disse o médico da SMCC, responsável pela ação, Marcelo Amade Camargo.

Para doar itens alimentícios, roupas, cobertores, kits de higiene e EPIs, basta entrar em contato com a AAAAL, por email  diadtimeunicamp@gmail.com ou por mensagem direta no Instagram da Atlética @aaaalmedunicamp para combinar a entrega. Também é possível depositar tais doações em uma caixa disponibilizada pela FCM, na recepção do prédio sede FCM 01. Veja como chegar. Para agendar a doação de sangue e plasma, clique aqui.

Matéria na íntegra publicada no site da FCM da Unicamp.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”