Estudantes criam a Liga de Qualidade e Segurança em Saúde

No dia 12 de agosto, foi criada a Liga de Qualidade e Segurança em Saúde (LIQSS). A cerimônia aconteceu online e contou com a participação do superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho e da coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS) do HC Unicamp, Alessandra Roscani. Gonçalves é um dos coordenadores docentes da LIQSS.

A proposta da Liga é integrar alunos para desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes para atuar na gestão da qualidade e segurança do paciente através de competências para desenvolver ações de segurança do paciente nos serviços em saúde, tomar decisões baseadas em evidências, desenvolver a melhoria contínua de processos, usar das ferramentas de qualidade, fazer mapeamento de processos e riscos, monitorar e analisar indicadores e implementar processo de acreditação de qualidade em saúde.

“Apesar de ser uma temática importante, esses temas nem sempre são explorados nos cursos da área da saúde da Unicamp”, alegam os coordenadores da Liga, que tem também entre seus orientadores o coordenador de administração do hospital, Rodrigo Bueno de Oliveira, o diretor-superintendente do Hospital Estadual de Sumaré (HES), Maurício Wesley Perroud Júnior, as professoras Renata Cristina Gasparino e Vanessa Aparecida Vilas Boas, ambas da Faculdade de Enfermagem (FEnf) e Paulo Sérgio de Arruda Ignácio, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Durante o período da pandemia de covid-19, a Liga irá oferecer aulas teóricas online, além de atividades práticas, quando possível, no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Hospital da Mulher (Caism) e Hospital Estadual de Sumaré (HES). “Além de ser uma experiência enriquecedora e única, são hospitais de referência na região de Campinas que contam com a presença de profissionais de diversas áreas altamente qualificados”, reforçam.

Ainda no decorrer dos próximos meses, a LIQSS pretende iniciar as atividades e atrair o interesse dos alunos. “Queremos conseguir cada vez mais ligantes engajados em uma prática do cuidar centrado no paciente”, destacam. Para quem quiser participar, o contato da LIQSS é liqss.unicamp@gmail.com.

De acordo com Alessandra Roscani, coordenadora NQSS do HC Unicamp, as Ligas Acadêmicas são uma estratégica extracurricular para agregar valor ao conhecimento e promover o aprofundamento teórico-prático na formação dos alunos. Como entidades criadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesse no tema abordado, são reconhecidas e incentivadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Além disso, a segurança do paciente é tema de destaque internacional conforme descrito no Guia Curricular de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde e no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

“A instituição da Liga de Qualidade e Segurança em Saúde da Unicamp foi um passo importante para consolidar as ações estratégicas do HC para contribuir com a integração das ciências na Universidade e ampliar o desenvolvimento da transdisciplinaridade em prol de melhorias para o ensino, pesquisa e extensão”, explica Alessandra.

Atualmente, a Liga é composta por 11 coordenadores formados por alunos de graduação e pós-graduação da área da saúde, como Enfermagem, Medicina, Fonoaudiologia e Farmácia e dois docentes da Faculdade de Enfermagem (FEnf), três da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – Gonçalves, Perroud Jr. e Bueno – e um da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). As informações sobre a LIGSS também estarão, em breve, disponíveis no site da FCM, em Ligas Acadêmicas.

O que é uma Liga Acadêmica?

As Ligas Acadêmicas são constituídas por grupos de estudantes de diferentes anos da graduação da Unicamp. Os ligantes, como são chamados os integrantes de qualquer Liga, aprofundam o conhecimento teórico e prático sob a supervisão de profissionais da área, com foco na educação, pesquisa e extensão.

Só na FCM há, até o momento, 43 Ligas Acadêmicas sob o cuidado do Diretório Científico Adolfo Lutz. Uma das ligas mais antigas é a Liga de Cirurgia, hoje chamada de Liga de Cirurgia Prof. Luiz Sérgio Leonardi, médico cirurgião e professor responsável pelo primeiro transplante de fígado realizado no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em setembro de 1991.

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp

Com apoio do HC, FCM, FEnf, FCA e FCF, grupo pretende integrar alunos para desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que promovam a gestão da qualidade e segurança do paciente