Exposição no MACC retoma vínculo com escolas que frequentavam o museu

Edição de imagem

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" recebe a partir desta sexta-feira, dia 20 de agosto, a exposição ‘Pesquisa em Processo e Intermediação da Imagem’. A mostra reúne 12 painéis, que apresentam imagens das pesquisas artísticas de parte do corpo docente do Departamento de Artes Plásticas (DAP) do Instituto de Artes da Unicamp (IA). A mostra está aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. O evento vai até o dia 29 de outubro e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Os projetos apresentados no MACC foram realizados pelos seus autores para as mais variadas linguagens (fotografia, intervenção e instalação artísticas, cerâmica, dentre outros). Os painéis, em grande formato (330 x 150cm) apresentam imagens das pesquisas de parte do corpo docente de artistas do DAP que atuam como professores da graduação e da pós-graduação em Artes Visuais do IA Unicamp.

A curadoria da exposição é da professora doutora Sylvia Furegatti, artista visual e pesquisadora também vinculada ao DAP IA Unicamp. O projeto tem sua origem na criação de um espaço expositivo dentro do Instituto de Artes, um painel criado em meados da década de 1980 para exposição de trabalhos em arte xerox que, ao longo do tempo, foi sendo ocupado de variadas formas entre exposição e comunicação geral.

Localizado no principal corredor de acesso no Instituto de Artes, este antigo painel acolheu o projeto expositivo “Wellcomet Harley”, organizado pelos professores doutores Lucia Fonseca e Gilbertto Prado, em meados da década de 1980. Com os anos, o uso do espaço foi mudando até que, aos poucos, o mural acabou sendo ocupado pela divulgação cotidiana de eventos, perdendo seu caráter artístico para uma configuração comunicativa.

Retomada

Os responsáveis pelo IA da universidade explicam que, a partir da instalação do projeto “Estante de Livros e Cadernos de Artista do DAP IA Unicamp”, criada em agosto de 2014, localizada em frente a este painel, “a imantação deste espaço de passagem torna se, aos poucos, lugar de possível convívio e proporciona meios para a sua retomada como espaço expositivo. Deste modo, estabelece-se, por meio da coordenação da professora doutora Sylvia Furegatti, a sistematização de exposições de painéis neste espaço”.

Mediados pela imagem impressa em grandes dimensões – continuam os responsáveis -, o conjunto dos painéis, impressos na técnica da sublimação sobre tecido, cria uma sequência de situações da criação artística que são oferecidas ao público visitante para que as (re)conheça, tanto em sua proximidade quanto em suas particularidades. Entende-se que a variação das linguagens contidas nessas imagens não apenas apresenta as linguagens praticadas pelos professores artistas, como também nos oferece a chance de compartilhar a leitura das soluções plásticas e conceituais, vinculadas à arte contemporânea e sua constante hibridação.

Os professores-artistas que integram esta exposição são: Edson Reuter, Ernesto Boccara, Filipe Salles, Ivanir Coseniosque, Lucia Fonseca, Luise Weiss, Lygia Eluf, Márcio Périgo, Marco do Valle (in memorian), Paulo Teles, Rachel Zuanon, Sergio Niculitcheff e Sylvia Furegatti. Os professores Paulo Kühl e Selma Machado Simão, respectivamente docentes das áreas de História da Arte e Arte-Educação são os autores dos textos de apresentação da mostra.

Meta-exposição

O projeto expositivo desdobra-se em distintas camadas e adota a forma de uma meta-exposição, para apresentar virtualmente proposições de arte educação direcionadas às escolas que mantinham relacionamento e frequentavam presencialmente o MACC.

O Projeto Educativo criado especificamente para esta mostra pública é de autoria e coordenação de Julyana Troya (Instituto Marco do Valle) com apoio de Erika Burini. Sua proposta atenta para a atual configuração dos protocolos de segurança para visitação e utiliza-se, assim, de variadas portas de entrada e acesso virtual para os conteúdos apresentados nos trabalhos expostos no Museu.

Por meio do QR Code que acompanha as legendas dos trabalhos, o visitante presencial pode acessar tanto essas proposições educativas destinadas a diferentes públicos e faixas escolares quanto toma contato com outros detalhes da pesquisa de cada artista, multiplicando as camadas de informação contidas nas imagens. Este material será remetido, por e-mail e na forma impressa, para cerca de 300 escolas cadastradas pelo MACC, e igualmente divulgado no site oficial do Instituto de Artes em sua sessão de eventos, disponível em: https://www.iar.unicamp.br/

A proposta expositiva para o MACC visa retomar as pontes comuns que têm sido elaboradas entre a Unicamp, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e o MACC, vitais para o reconhecimento das ações de pesquisa e importância das redes para a formação na área das artes visuais contemporâneas. No total, o Departamento de Artes Plásticas conta com 21 docentes. Neste projeto há a participação de apenas 15 deles, o que sinaliza, como se espera, outras possíveis aberturas para projetos futuros.

O projeto acolhido pelo MACC foi viabilizado por meio de Apoio à Pesquisa Docente – FAEPEX Unicamp, em parceria com a marca Hofstatter, representada pelo artista visual Matheus Hofstatter, que trabalha com este tipo de produção artística de painéis em tecido. Hofstatter é o apoiador do Projeto do Painel Expositivo do DAP IA Unicamp desde sua inauguração.

É possível conhecer mais detalhes, e as exposições realizadas no projeto do DAP por meio do perfil no Facebook.

Imagem de capa
Mostra reúne 12 painéis com imagens das pesquisas artísticas de docentes do Departamento de Artes Plásticas do IA. A curadoria é da artista plástica Sylvia Furegatti

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa