HC é selecionado pelo Ministério da Saúde para o projeto Saúde em Nossas Mãos

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Saúde em nossas mãos: Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil. O objetivo do projeto é melhorar a segurança do paciente com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais em UTIs nas cinco regiões do Brasil.

Com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), da Superintendência e Núcleo Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS), o HC Unicamp se inscreveu para participar de forma voluntária no projeto e passou por uma entrevista online de seleção. No dia 12 de agosto, o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, recebeu uma mensagem de Adriana Melo Teixeira, diretora de Atenção Hospitalar Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, informando que o hospital foi selecionado para participar do projeto.

##

De acordo com a mensagem, durante 24 meses, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC Unicamp será acompanhada por profissionais dos hospitais PROADI-SUS e pelo Ministério da Saúde, que conduzirão as sessões virtuais de treinamento, o suporte contínuo e as visitas ao hospital. No total, serão 204 hospitais atuando juntos para reduzir as infecções e melhorar a segurança do paciente e evitar desperdícios no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os cinco hospitais PROADI-SUS que trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto, utilizando metodologia e apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) são: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês.

“Ainda não sabemos qual hospital vai nos mentorar para a execução do projeto. Inicialmente, o projeto será implantado na UTI Adulto e contará com o apoio do Time de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)”, revela Mariana Salhab Dall’ Aqua Schweller, coordenadora do NSP do HC Unicamp.

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp.

Imagem de capa
Por um período de 24 meses uma das Unidades de Terapia Intensiva terá acompanhamento de profissionais dos hospitais PROADI-SUS e por integrantes do órgão do Ministério da Saúde

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola